Diario de Pernambuco
Busca

cultura

Mata Sul de Pernambuco recebe 4ª edição do Festival Arte na Usina

Evento começa nesta sexta (9) e segue até o próximo sábado (17)

Publicado em: 09/11/2018 19:15 | Atualizado em: 09/11/2018 19:30

Evento traz ampla programação cultural gratuita. Foto: Andrea Rêgo Barros/Divulgação

Empregando práticas e vivências artísticas a Usina Santa Terezinha (Rodovia PE 99, KM 10), antiga vila operária dos municípios da Água Preta, Xexéu e Palmares, na Mata Sul de Pernambuco e Campestre, em Alagoas recebe a partir desta sexta-feira (9), o Festival Arte na Usina. Se consolidando no calendário de iniciativas culturais do estado, a ação segue até o próximo sábado (17) com uma programação gratuita, repleta de atrações e atividades como oficinas, shows, vivências e circuito cultural. 

Com curadoria dos artistas plásticos José Rufino (PB), Fábio Delduque (SP), produção da Proa Marketing Cultural e Projetos, o evento tem como tema desde ano “Ruptura e Renascimento”. A temática tem como objetivo principal levantar novos olhares e perspectivas em torno da usina de cana de açúcar, espaço que atualmente abriga um Parque Artístico-Botânico com diversas instalações de arte contemporânea em interção com a natureza. 
 
Entre os atrativos desta edição, o festival vai contar com um jardim botânico com 5 mil plantas de mais de 300 espécies e um orquidário com mais de 3,5 mil unidades. A grade musical contará com shows de Chico César, Almério, Cordel do Fogo Encantado, Beto Ortiz, Maxambomba (projeto de Adiel Luna e o duo Pachka, de Tomás Brandão e Miguel Mendes), Bruno Lins, Josildo Sá, Orquestra de Câmara de Pernambuco, e também dos DJs Edinho Jacaré, Valdir Português (da Noite Cubana), e também Dolores e Lala K.

A programação deste ano contempla shows, oficinas, vivências de co-criação e circuito cultural. Foto: Andrea Rêgo Barros/Divulgação

 
No campo das artes visuais, as atividades serão conduzidas por nomes como o uruguaio Clemente Padín, um dos mais importantes nomes da poesia virtual da América Latina, que fará uma vivência e exposição audiovisual “Clemente Padín: Poesia Virtual”, e ainda Estela Miazzi, Rodrigo Bueno (Ateliê Mata Adentro), Ronaldo Fraga, Aline Albuquerque, Fábio Delduque e Clara Moreira.

"O Festival Arte na Usina representa o ponto alto, a celebração das ações desenvolvidas ao logo do ano pelo Usina de Arte, que ao tempo que transforma o seu entorno pelo viés da cultura, pretende tornar a Usina Santa Terezinha um ponto cardeal turístico da Mata Sul. Dessa forma, abre-se um horizonte para reativar a musculatura econômica da região", pontuou Bruna Pessoa de Queiroz, nome à frente da organização.
 
Complementando a programação, nos dias de festival será realizada também uma feira gastronômica composta por produtos locais, oferecidos por pequenos empreendedores da região. A iniciativa receberá ainda o Espaço Sustentabilidade, com exposição de peças de ações desenvolvidas a partir de aulas de educação ambiental. Nele, haverá comercialização de artesanato e trabalhos manuais, além de uma feira agroecológica com participantes do projeto. A atuação do Sebrae ainda levará uma arena de palestras com temas ligados à gastronomia e a estrutura do Armazém Sebrae.
 
O Festival Arte na Usina é uma realização do Ministério da Cultura e da Usina de Arte em parceria com Arte Serrinha, com apoio do Sebrae, Consulado da Áustria, Conservatório Pernambucano de Música e Museu de Arte Aloísio Magalhães, além do patrocínio da RentCars, Mobibrasil, Negocial Energia e AD Diper.
  
Confira a programação musical completa:

09/11
Beto Ortiz
Josildo Sá

10/11
Maxambomba 
Almério

14/11
Bia Marinho e Em Canto e Poesia

15/11
Bruno Lins
DJ´s Noite Cubana (Edinho Jacaré e Valdir Português)

16/11
Chico César
DJ Dolores

17/11
Cordel do Fogo Encantado
Lala K
 
Serviço
Festival Arte na Usina – Safra 2018
Quando: 9 a 17 de novembro
Onde: Usina Santa Teresinha - Rodovia PE 99, KM 10, Água Preta – Pernambuco
Quanto: Gratuito 
Informações: 3419.8070 e www.usinadearte.org/festival-arte-na-usina/

TAGS: mata | sul | arte | usina | festival |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL