Literatura

Brinquedos ganham vida em livro infantojuvenil de Henrique Vale

Escritor lança Um Novo Abraço (Cepe Editora) em evento no Recife

Publicado em: 19/10/2018 12:21

O livro conta a história dos bonecos de pano Dadinho e Trancinha. Foto: Cepe/Divulgação

A relação entre crianças e seus brinquedos pelo ponto de vista dos bonecos é um tipo de enredo que costuma cativar pequenos leitores. Esse tipo de história já foi abordada em clássico como Soldadinho de Chumbo, O Quebra-Nozes e agora é tema de Um novo abraço (Cepe Editora), de Henrique Vale com ilustrações de Luísa Vasconcelos. 

O livro conta a história de Dadinho e Trancinha, bonecos de pano que há anos pertencem ao mesmo dono, mas que durante uma mudança são deixados de lado. O lançamento será realizado com a presença do autor neste domingo (21), dentro da programação do Domingo dos Pequenos no Museu, às 10h, no Museu do Homem do Nordeste. 

"Os bonecos percebem que estão 'acabados', mas não se dão por derrotados, nem se deixam levar pela opinião dos brinquedos modernos e iniciam sua busca pela utilidade”, conta o autor, em um comunicado enviado à imprensa. Ao longo da jornada, descobrem que a vida em liberdade é mais difícil do que imaginavam. Os protagonistas foram inspirados em lembranças da infância de Henrique. Dois bonecos que pertenciam à casa da sua avó e ficavam pendurados na parede, assim como na narrativa. 

Um novo abraço é o quarto livro infantil de Henrique Vale e o segundo lançado pela Cepe (em 2016 o autor publicou Úrsula e o urso polar). Suas histórias misturam o mundo real com o fantástico, exercitando a imaginação dos pequenos leitores. "Acredito que a fantasia é essencial para a literatura infantil; é um elemento de criação literária que tem como finalidade facilitar a comunicação com as crianças, gerar encantamento e é ideal para despertar o interesse pelos livros", diz o escritor.

SERVIÇO
Lançamento do livro Um Novo Abraço (Cepe Editora)
Quando: 21 de outubro, às 10h
Onde: Museu do Homem do Nordeste (Av. Dezessete de Agosto, 2187, Casa Forte)
Quanto: Entrada gratuita
Preço do livro: R$ 25 (livro impresso), R$ 7 (ebook)
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL