Diario de Pernambuco
Busca

música

Teatro Santa Isabel recebe concerto gratuito da Orquestra Sinfônica do Recife

A apresentação vai contar com grandes clássicos da música erudita, como peças de Beethoven, Alberto Nepomuceno

Publicado em: 18/09/2018 18:13 | Atualizado em: 18/09/2018 18:21

A apresentação marca o sétimo concerto da temporada 2018 da sinfônica. Foto: Andrea Rêgo Barros/PCR

Repleta de harmonia e musicalidade, a Orquestra Sinfônica do Recife realiza nesta quarta-feira (19), o sétimo concerto oficial da temporada 2018. O espetáculo acontece a partir das 20h, no Teatro de Santa Isabel (Praça da República, Bairro de Santo Antônio). Os ingressos para o concerto são gratuitos e podem ser retirados uma hora antes do show, na bilheteria do teatro. A apresentação vai contar com grandes clássicos da música erudita, como peças de Beethoven, Alberto Nepomuceno, entre outros trabalhos renomados.  

Preparada pelo maestro Marlos Nobre, a programação inclui canções como a Sinfonia Nº5, em Dó Menor da Opus 67, do célebre compositor alemão Ludwig Van Beethoven.  “A obra foi concluída na primavera de 1808. No entanto,  esboços desta sinfonia datam de 1804, o que demonstra o trabalho minucioso e laborioso do compositor”, conta o maestro. Segundo ele, a originalidade da 5ª Sinfonia já aparece no primeiro movimento Allegro com brio. “Beethoven constrói um grande movimento sinfônico a partir de uma única célula musical, rítmica e melódica, o famoso motivo de quatro notas que abre a obra”, continuou o músico.

De Alberto Nepomuceno, compositor que passou a infância no Recife e, aos 18 anos, foi estudar na Itália, na Academia Santa Cecília, em Roma, será executada a peça Batuque para Orquestra. “Seguramente, sua vivência no Recife foi de extremo relevo para que o compositor escrevesse, em sua temporada na Europa, obras tão significativamente rítmicas e ligadas às batidas feéricas do Maracatu”, destaca Nobre. 

Concertos para Juventude 

Como de costume, um dia antes do concerto oficial da Orquestra Sinfônica do Recife, o grupo realiza uma aula-espetáculo para jovens vinculados a diversas instituições. Na manhã desta terça-feira (18), foi à vez dos adolescentes do Projeto Musical Meninos de Peixinhos aprenderem sobre os instrumentos de uma orquestra e sobre a história da música erudita.

Segundo o fundador e coordenador do projeto de Peixinhos, Lúcio Sócrates, que também toca oboé na Orquestra Sinfônica do Recife, ações como o Concertos para Juventude tem uma importância muito grande para toda a sociedade da capital pernambucana. “É uma forma de resgatar a música clássica e divulgá-la”, pontuou.

Para Diego Ramos, de 12 anos, tocador de flauta no projeto de Peixinhos, os violinos da Orquestra Sinfônica do Recife são encatadores. “Essa foi a primeira vez que vi uma orquestra e que estive no Teatro de Santa Isabel. Gostei muito da experiência, principalmente de ouvir a 5ª Sinfonia. Quero voltar mais vezes, fiquei de olho nos violinos”, disse o jovem. 
Para participar do projeto Concertos para Juventude, os responsáveis de escolas ou instituições devem fazer a inscrição prévia através do telefone: 3355-3323.

Serviço
Sétimo Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica do Recife
Quando: Amanhã, 19 de setembro
Onde: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, Bairro de Santo Antônio), a partir das 20h. 
Quanto: Entrada franca. Ingressos distribuídos na bilheteria do teatro, uma hora antes da apresentação
Informações: 3355-3322

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL