Diario de Pernambuco
Busca

Literatura

Projeto Outros Críticos comemora 10 anos com lançamento de livro

Com evento de lançamento no Edf. Pernambuco, compilação resgata a identidade literária que a marca construiu durante a década

Publicado em: 20/09/2018 10:07 | Atualizado em: 20/09/2018 10:11

Foto: Édipo, Roazzi, Gomes e Maia


A blogosfera parecia promissora em 2008, quando dois estudantes do curso de Letras criaram um site para abordar o jornalismo cultural da forma inventiva, ensaística e experimental. Pelo uso de heterônimos, foram necessários quatro anos para os internautas descobrissem que Carlos Gomes (editor) e Fernanda Maia (designer) eram os nomes por trás do Outros Críticos, projeto que também acabou lançando livros, revistas e outras publicações através de editais do Funcultura e apoio da Companhia Editora de Pernambuco.

Hoje, a dupla comemora dez anos de trabalho com o lançamento do livro O outro é uma queda (Vários Autores, R$ 35, 240 páginas), compilação que resgata toda a identidade literária que a marca construiu durante a década. Com 45 textos, a obra abrange música, literatura, cinema, artes visuais, dança e teatro. Entre os 39 escritores, estão pernambucanos como Jomard Muniz de Britto, Fabiana Moraes, Angela Prysthon, Alessandra Leão e GG Albuquerque.

O evento de lançamento será nesta quinta-feira (20), às 18h30, no sexto andar do Edf. Pernambuco, no bairro de Santo Antônio, com feirinha de publicações e um debate com Carlos Gomes, Schneider Carpeggiani, Fred Caju, Dandara Palankof e Heitor Melo. Com tiragem de 500 cópias e apoio financeiro da Cepe Editora, o livro também pode ser obtido no site outroscriticos.com/loja, com combos promocionais e produtos associados.


“O outro é uma queda é um resumo do nosso trabalho, que sempre tentou experimentar a linguagem jornalística de forma ensaística e experimental. Existe uma ligação com a crônica, como textos que acompanham uma cena musical de perto ou outros que parecem artigos acadêmicos”, explica Carlos Gomes. "O leitor terá uma visão crítica da cultura através de ângulos diferentes, podendo conhecer mais da produção local e se conectar a outras realidades. Esse panorama é consequência do time de escritores: jornalistas, acadêmicos, poetas e pesquisadores."

Oito autores foram convidados para produzir ensaios inéditos com temáticas de suas preferências, enquanto alguns textos antigos foram recuperados do blog. Carlos explica que deu prioridade aos mais "esquecidos", que estavam precisando de uma "luz". “Não é um recorte dos melhores textos, mas sim de um cunho crítico-afetivo. São críticas que refletem o que pensamos e foram importantes nos últimos anos.” As escrituras foram separadas por temas como Trópico, Corpos, Cura, Invenção, Potência e Terreno.

A designer Fernanda Maia explica que o título da obra foi inspirado em um texto do multiartista Marcelo Coutinho. “Essa questão do outro sempre nos chamou muita atenção. Afinal, o outro é que nos ajuda a construir o nosso eu. Nos sentimentos representados e contrariados com esse outro. Essa ‘queda’ é justamente quando é difícil de assimilar diferenças, que são responsáveis pela transformação da cultura.” Para esse lançamento, a pernambucana preparou um tipo de projeto gráfico que vai mudando ao longo dos capítulos, como se fossem vários pequenos livros dentro de um só.
 
SERVIÇO
Lançamento do livro O outro é uma queda

Quando: nesta quinta-feira (20), às 18h30
Onde: Edf. Pernambuco (Avenida Dantas Barreto, 324, Santo Antônio)

Quando: dia 24 de setembro
Onde: Editora UFPE (Rua Acdo. Hélio Ramos, 20, Cidade Universitária) 
 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL