Diario de Pernambuco
Busca

Dança

Música e dança árabe comandam programação gratuita no Recife

O Sesc vai realizar a primeira edição de projeto as bibliotecas da rede nas Unidades de Santo Amaro, Casa Amarela, Piedade e Santa Rita

Publicado em: 24/09/2018 11:21

Palestra, debate, demonstrações dos ritmos com instrumentos típicos e apresentação de dança do ventre integram a programação. Foto: Roberto Ramos/DP

Os costumes musicais, as danças e os instrumentos da cultura árabe, que unem países como a Síria, o Líbano, o Irã e o Egito, serão tema de quatro encontros na Região Metropolitana do Recife desta segunda-feira (24) até o dia 28 de setembro. O Sesc vai realizar a primeira edição do projeto Semana de Música e Dança Árabe, com acesso gratuito, nas bibliotecas da rede nas Unidades de Santo Amaro, Casa Amarela, Piedade e Santa Rita. É preciso ter acima de 16 anos para participar.

Palestra, debate, demonstrações dos ritmos com instrumentos típicos e apresentação de dança do ventre integram a programação. Outras danças como a da bengala, dabke, khaliji e véus, também serão apresentadas. A primeira biblioteca a receber a iniciativa é a Gilberto Freyre, no Sesc Santo Amaro, na segunda-feira (24/9). Em seguida, a iniciativa passa pela José Mindlin, em Piedade (25), a Marcus Accioly, que fica em Casa Amarela (27) e a Francisco Meirelles, na unidade de Santa Rita (28), sempre das 19h às 20h30.

Participa da Semana de Música e Dança Árabe a bailarina Simone Shahyd. A mediação da palestra será comandada pela bibliotecária Renata Ramos e pela contadora de histórias Deuzuwilma Galvão. “A civilização árabe é uma das mais antigas do mundo e apresenta uma grande miscigenação de raças. Essa grande mistura é constatada, hoje, através dos costumes e aspectos culturais, que reflete particularmente nas danças”, explica a bibliotecária Renata Ramos.

A dançarina Simone Shahyd é graduada em Arte/Educação com habilitação em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Começou os estudos em dança com jazz, e anos depois, iniciou nas danças folclóricas no Nordeste. Já se apresentou em eventos no Brasil e em Paris.

SERVIÇO
Semana de Música e Dança Árabe
24/09 - Biblioteca Gilberto Freyre - Sesc Santo Amaro
25/09 - Biblioteca José Mindlin – Sesc Piedade
27/09 - Biblioteca Marcus Accioly – Sesc Casa Amarela
28/09 - Biblioteca Francisco Meirelles - Sesc Santa Rita
Horário: 19h às 20h30
Acesso gratuito
TAGS: recife | sesc | arabe | musica | danca |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL