Diario de Pernambuco
Busca

Homenagem

Dia Internacional de Nelson Mandela é lembrado com filmes biográficos

Invictus e Mandela: meu prisioneiro, meu amigo, estão entre os longas que apresentam a trajetória desse grande líder sul-africano

Publicado em: 18/07/2018 18:34 | Atualizado em: 18/07/2018 18:43

Se estivesse vivo, Mandela completaria cem anos nesta quarta-feira. Foto: Arquivo/AFP Photo

O ano de 2018 chega ao segundo semestre com um marco especial. Se estivesse vivo, um dos maiores lideres do mundo, Nelson Mandela completaria nesta quarta-feira (18) cem anos de nascimento. Foi com o intuito de valorizar e celebrar a vida do responsável pela luta e pelos direitos de igualdade e dignidade para os mais de 54 milhões de habitantes do país africano, que a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em novembro de 2009, o Dia Internacional de Nelson Mandela. E, como toda boa história merece ser lembrada, o Viver preparou uma lista com alguns filmes sobre a trajetória do ativista sul-africano. 


Confira:

 

Mandela: Meu prisioneiro, meu amigo

Estrelado por Dennis Haysbert (Mandela) e Ralph Fiennes (Gregory), o documentário Mandela: meu prisioneiro, meu amigo (2006), de Billie August, conta a história verídica da relação entre James Gregory, guarda prisional da ilha-prisão Robben Island, racista e a favor do Apartheid, e Nelson Mandela, prisioneiro do local por 18 anos, e a improvável amizade entre os dois.

Invictus 

Já em Invictus (2009), que tem em seu elenco Morgan Freeman e Mat Damon, e direção de Clint Eastwood, o longa se passa em um período pós-Apartheid e apresenta o ex-presidente sul africano em uma jornada para unir a população em apoio a seleção sul-africana de rúgbi.

Winnie 

O filme mostra a vida de Winnie Mandela desde sua infância até seu casamento com Nelson Mandela e a prisão do líder. O filme foi lançado em 2015. 25 anos antes, Winnie foi tema de outros documentários, o Winnie Mandela The Apartheid Years”, que enfoca o período que Nelson Mandela passou preso.

Mandela: Son of Africa, Father of a Nation

O documentário de 1996, fala sobre a vida de Mandela, incluindo sua adolescência, carreira e primeiro casamento. O filme foi indicado ao Oscar e tem grandes entrevistas com o líder.

Mandela, a luta pela liberdade

O filme é baseado na experiência de Mandela na prisão, seguindo os relatos de um guarda do presídio, James Gregory que, junto com Bob Graham, escreveu o livro que inspirou o roteiro. Gregory relata como Mandela o levou a mudar o que pensava sobre o apartheid.

Apartheids Last Stand

O documentário produzido pelo Discovery Channel explica a decisão de Mandela de transformar a prisão de Robben Island de ícone do apartheid em símbolo multi-racial de paz. O filme é de 2000.

Countdown To Freedom : Ten Days that Changed South Africa

O documentário de 1994 mostra os dias que antecederam a vitória de Nelson Mandela nas primeiras eleições livres da África do Sul. O diretor, Danny Schechter, foi convidado por Mandela e teve acesso a sua campanha.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL