Diario de Pernambuco
Busca

Agenda

'Vai ter São João sim', afirma Geraldo Julio sobre o Ciclo Junino do Recife

A festa será realizada de 12 de junho a 8 de julho com shows gratuitos e apresentações de quadrilhas juninas em 36 arraiais espalhados pela cidade

Publicado em: 06/06/2018 13:35 | Atualizado em: 06/06/2018 16:19

Petrúcio Amorim, Geraldinho Lins e Nádia Maia são alguns artistas que se apresentam nos polos culturais da cidade. Foto: Facebook/Reprodução


Foi anunciada, na manhã desta quarta-feira (4), a programação do Ciclo Junino do Recife. A festa será realizada de 12 de junho a 8 de julho com shows gratuitos e apresentações de quadrilhas juninas em 36 arraiais espalhados pela cidade. O anúncio foi feito pelo prefeito Geraldo Julio, a secretária de Cultura do Recife Lêda Alves, a secretária de Turismo Ana Paula Vilaça e o presidente da Fundação de Cultura do Recife Diego Rocha, no prédio da Prefeitura. A ocasião contou ainda com os homenageados da edição, o cantor Geraldinho Lins, com 28 anos de carreira, e a festa tradicional Acorda Povo da Vila das Lavadeiras, em Areias, conduzida por Dona Dida.

"É triste ver que várias cidades nordestinas não terão condições de realizar suas festas de São João. Mas a gente não vai abrir mão da cultura e das nossas tradições. Estou feliz em dizer que no Recife vai ter São João, sim", comentou o gestor ao citar dificuldades financeiras superadas para a realização da festa.  

Um dos homenageados, o cantor Geraldinho Lins, agradeceu o reconhecimento e exaltou as tradições de uma das festas mais importantes para a cultura nordestina. "É um trabalho que faço há 28 anos e esse reconhecimento só vem motivar ainda mais. HOje sou um artista realizado e tenho o privilégio de representar essa caminhada diária que todos os artistas enfrentam ao defender o forró pé-de-serra. O Recife valoriza essa festa cultural, religiosa e gastronômica". 

Com 100% de artistas pernambucanos, a grade de shows será concentrada de 12 de junho a 8 de julho com apresentações em polos de animação do Sítio Trindade, em Casa Amarela, no Pátio de São Pedro, no centro da cidade, e na Praça do Arsenal, no Recife Antigo. 

A programação do Ciclo Junino inclui diversas atividades como a 14ª Caminhada do Forró, com concentração na Rua da Moeda, no bairro do Recife, o 34º Concurso Pernambucano de Quadrilhas Juninas adultas e o 16º Concurso de Quadrilhas Juninas Infantis.  

Preservando a característica de polos descentralizados, o São João do Recife terá estruturas montadas nos bairros do Bongi, em Brasília Teimosa, Campo Grande, Cordeiro, Ibura, Lagoa do Araçá, Totó, Vila Tamandaré e Parque Santana. Em vários bairros da cidade, 17 arraiais tradicionais terão apoio da Prefeitura do Recife, nos seguintes locais: UR-2 (Ibura), Córrego do Euclides, Iputinga (2), Campina do Barreto, Mangabeira, Chié, Morro da Conceição, Mustardinha, Casa Amarela, Cajueiro, Alto José Bonifácio, Várzea, Três Carneiros (Ibura), Madalena, Arruda e Alto José do Pinho. O palco principal, no Sítio Trindade, receberá nomes como Geraldinho Lins, Silvério Pessoa, Josildo Sá, Novinho da Paraíba, Adiel Luna, Petrúcio Amorim e Nádia Maia. 

Os homenageados do São João do Recife ao lado do prefeito Geraldo Julio e Cristina Mello.  Fotos: Andréa Rêgo Barros/PCR


Confira detalhes da programação:

CAMINHADA DO FORRÓ - No dia 14, os forrozeiros abrem oficialmente a festa na Caminhada do Forró. A partir das 17h, todas as sanfonas se concentram na Rua da Moeda para seguir em cortejo até a Praça do Arsenal, onde atrações como Petrúcio Amorim, Irah Caldeira e Josildo Sá se apresentam no palco montado pela Prefeitura do Recife. Quem comanda a Forrovioca pelas ruas do bairro histórico é Pecinho Amorim.

BAILE DOS NAMORADOS – A programação, que precisou ser adiada em função da crise dos combustíveis, já tem nova data. O Baile dos Namorados será realizado no próximo dia 20 de julho, no Arcádia Apipucos, com apresentações de Fala Mansa, Amigos Sertanejos, Trio Mala e Cuia e Orquestra Forrobodó, do Maestro Spok. Os ingressos estão disponíveis no site Ticket Folia (www.ticketfolia.com) e em quiosques nos shoppings Recife, Rio Mar e Guararapes.
 
PROCISSÕES E CORTEJOS - Para celebrar os santos juninos, a programação inclui Procissão dos Santos Juninos, no dia 16, no Morro da Conceição até o Sítio Trindade. Na madrugada do dia 23 para o dia 24, a comunidade de Areias desfila seu Acorda Povo da Vila das Lavadeiras, tradição junina que se confirma todo ano, desde 1940. No dia 24, o Desfile das Bandeiras Juninas levará seu colorido cortejo para perto do Marco Zero, coração da capital pernambucana.
 
SÃO PEDRO - No Pátio de São Pedro, vai ter programação também nos dias 29, para festejar o padroeiro daquele entorno, e 30, em homenagem a Xangô. No dia 29, São Pedro será festejado também pelos pescadores, com a concorrida procissão no bairro de Brasília Teimosa, que já soma mais de 50 anos de tradição. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL