Luto

Quadrinista Carlos Patati morre aos 58 anos

A causa do óbito, segundo amigos, teria sido uma parada cardíaca. Patati é referência no universo brasileiro doe quadrinhos

Publicado em: 16/06/2018 17:58

Uma de suas principais bandeiras era a produção de histórias com temática pertinente ao imaginário nacional. (foto: TV Brasil/Reprodução)

O roteirista e pesquisador de quadrinhos Carlos Patati morreu aos 58 anos nesta sexta-feira (15), no Rio de Janeiro. Segundo amigos do carioca, ele teria sofrido uma parada cardíaca. O velório está sendo realizado Memorial do Carmo, no bairro do Caju, Zona Portuária do Rio. 

Patati é referência nas universo brasileiro de quadrinhos. Foi ainda militante da arte sequencial no Brasil, e defensor dos artistas e criadores brasileiros. 

Uma de suas principais bandeiras era a produção de histórias com temática pertinente ao imaginário nacional. O livro em quadrinhos Couro de gato - Uma história do samba (Veneta), em parceria com o desenhista João Sánchez, é certamente um trabalho nessa linha. Publicada em setembro de 2017, a obra aborda o nascimento do samba na capital fluminense. 

Almanaque dos quadrinhos - 100 anos de uma mídia popular (Ediouro), escrito em parceria com Flávio Braga, é outro marco de sua produção. A obra ganhou o prêmio de melhor livro de não-ficção para jovens, concedido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. 

O artista colaborou também no catálogo 1001 quadrinhos para ler antes de morrer, organizado pelo americano Paul Gravett. A publicação lista destaques do HQ pelo mundo. 

Carlos Eugênio Baptista nasceu em 1960, no Rio de Janeiro. Iniciou a carreira aos em 1979, aos 18 anos, como roteirista de quadrinhos de revistas de terror, como Spektro e Pesadelo.

Em 1980, criou com o desenhista Allan Alex (Alan Alex Machado Alves) seu personagem mais conhecido, taxista Nonô Jacaré. Nonô apareceu em várias revistas, como a Brasilian Heavy Metal da Coleção Assombração. Suas aventuras foram reunidas numa edição especial publicada pela Editora Tipológica.
TAGS: morte | quadrinhos | patati | carlos |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL