FIG 2018

Peça 'O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu' é cancelada no Festival de Inverno de Garanhuns

Segundo nota, apresentação foi cancelada por conta de polêmica causada pela atração

Publicado em: 30/06/2018 14:28 | Atualizado em: 01/07/2018 15:18

De acordo com a assessoria, a decisão foi tomada por conta da polêmica causada pela atração e da possibilidade de prejuízos das parcerias estratégicas e nobres que o viabilizam. Foto: Ligia jardim/Divulgação
O monólogo 'O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu', não será mais apresentado na mostra de Teatro Alternativa, durante Festival de Inverno de Garanhuns 2018. Interpretado pela atriz Renata Carvalho, a peça foi escrita por uma dramaturga transsexual escocesa. O Governo do Estado de Pernambuco, junto à Secretaria de Cultura e da Fundarpe, encaminhou nota à imprensa, anunciando que resolveu cancelar a apresentação. De acordo com a assessoria, em meio à polêmica, a decisão foi tomada por diante da "possibilidade de prejuízos das parcerias estratégicas e nobres que o viabilizam". 

Para o Governo do Estado, o "Festival de Inverno de Garanhuns foi criado para unir e divulgar expressões culturais e não para dividir e estimular a cultura do ódio e do preconceito". Segundo a nota, o Governo de Pernambuco também repudia todas tentativas de exploração eleitoreira feitas do episódio.

Em postagem no Facebook, o atual secretário de cultura de Pernambuco, Marcelino Granja, se posicionou em relação daqueles se manifestaram contra a apresentação do espetáculo, incluindo o prefeito da cidade, Isaías Régis, que na última sexta-feira (29) concedeu entrevista em rádio local, informando que não iria permitir que a peça fosse encenada no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti.

Eis o que diz Marcelino Granja: "Infelizmente a intolerância que permeia os diferentes pontos de vista sobre política, arte e cultura, misturado com reacionarismo e exploração política da religiosidade do povo, em especial a atitude oportunista e eleitoreira de setores da oposição ao Governo Estadual na cidade de Garanhuns, ameaçaram a própria realização do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), com a possibilidade de perda de parcerias estratégicas e nobres do Festival, como a Catedral e outros espaços, razão pela qual, mesmo reafirmando o respeito a autonomia da Curadoria do Festival, a defesa da liberdade de expressão artística, política e religiosa, não teremos a apresentação do monólogo "O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu", obra cristã e humanista que promove a tolerância e a solidariedade. Faz parte. A luta é dura e continua".

O prefeito de Garanhuns, Isaías Régis, por sua vez, encaminhou nota, por meio de sua assessoria, alegando que manifestou o clamor da sociedade num pedido expresso de respeito à fé cristã, transmitido para todo o Estado a partir de uma entrevista sua a uma emissora de rádio, reforçado pela população nas redes sociais, bem como ratificado por instituições religiosas que externaram o seu posicionamento. 

A nota lamenta, portanto, que o Governo Estadual, tenha tentado desvirtuar o fato, querendo relacionar a questões políticas. A figura institucional, o Prefeito Izaías Régis, é a representação oficial da população de Garanhuns, e essa representividade legal a ele outorgada por meio do voto, foi usada para se posicionar, colocando-se não contra a liberdade de expressão artística, mas sim contra a que essa liberdade não viesse a desrespeitar nenhum símbolo sagrado de uma religião, e de todos os seus seguidores. 

A assessoria diz ainda: "O que não podemos deixar de ressaltar é que infelizmente, esse tipo de situação ocorre, porque o Festival que é de Garanhuns, é discutido e formatado sem nenhuma participação do povo de Garanhuns. Mas, sigamos, que tenhamos um Festival de Paz e que Deus continue nos abençoando". 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL