Diario de Pernambuco
Busca

TV

As Aventuras de Poliana faz sucesso em todas as faixas etárias com abordagem leve e positiva

Folhetim infantojuvenil é uma parceria entre o SBT e a Alterosa

Publicado em: 18/06/2018 17:19

As aventuras de Poliana estreou em 16 de maio e já é um sucesso. Foto: SBT/Reprodução

Em 1913, a escritora norte-americana Eleanor H. Porter (1868-1920) lançou Pollyanna, livro que se tornou um clássico da literatura infantojuvenil. Nem ela – que já havia publicado outros trabalhos – esperava tamanho sucesso. O romance narra a história de uma menina de 11 anos que, após a morte do pai, se muda de cidade para morar com uma tia desconhecida, rica e severa. No novo lar, a garota passa a ensinar às pessoas  o “jogo do contente”, que havia aprendido com o pai. O jogo consiste em procurar extrair algo de bom e positivo em tudo, mesmo nas coisas aparentemente mais desagradáveis.

Ao longo dos anos, a publicação ganhou adaptações para o cinema, palcos e televisão. No Brasil, a TV Tupi levou ao ar, em outubro de 1956, um folhetim inspirado na obra de Porter e protagonizado por Verinha Darcy. Foi a primeira telenovela voltada para o público infantojuvenil no país. Sessenta e dois anos depois, o SBT/Alterosa retorna à obra para exibir sua versão. Livremente baseada no clássico, a novela As aventuras de Poliana estreou em 16 de maio e já é um sucesso.


Em 5 de junho, a trama escrita por Iris Abravanel e protagonizada pela jovem atriz Sophia Valverde registrou 17,2 pontos de média – o maior ibope obtido pela dramaturgia da emissora desde 29 de julho de 2008,  quando exibia a reprise de Pantanal (17,6 pontos). As aventuras de Poliana alcança 15 pontos de média e mantém a vice-liderança no horário (20h30). No YouTube, o canal da novela deve bater 1 milhão de seguidores ainda nesta semana (já está com 983 mil) e registra mais 90 milhões de visualizações.

A dramaturga Iris Abravanel acredita que "o tempo reservado para assistir a Poliana é um momento de união da família". "Enquanto assistem, todos compartilham bons sentimentos e podem trocar ideias sobre vários assuntos atuais e importantes para cada faixa etária. Poliana muda nossa maneira de pensar, e permite que possamos sonhar novamente. A criança que existe dentro de cada um de nós floresce, proporcionando momentos lúdicos e descontraídos”, analisa Iris, que completa uma década como autora de telenovelas.


Para o jornalista, mestre e doutorando em comunicação social pela UFMG Rafael Barbosa Fialho Martins, muita gente começou a deixar de lado as novelas da Globo – apesar de a emissora manter público considerável – e prestar atenção nas tramas do SBT e da Record. “São novelas muito bem-feitas, como a própria As aventuras de Poliana. Não é aquele padrão Globo, mas ela têm um texto de qualidade, investimento e elenco afiado. A história é boa. Não é à toa que teve  ótima repercussão entre o público e a crítica”, defende.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL