Edital

Pernambuco tem nove projetos selecionados no Rumos Itaú Cultural

Estado ficou entre os que tiveram maior número de iniciativas escolhidas no programa de fomento à produção artística

Publicado em: 28/05/2018 16:52 | Atualizado em: 28/05/2018 16:49

"Questões de minorias foram mais abordadas neste edital", avalia o diretor do Itaú Cultura, Eduardo Saron. Foto: Ophellia/Divugação

SÃO PAULO - O instituto Itaú Cultural anunciou nesta segunda-feira os 109 projetos que foram selecionados para o edital 2017-2018 do Rumos, programa de fomento à produção artística que irá destinar mais de R$ 15 milhões a iniciativas nos campos do audiovisual, literatura, música, artes cênicas e outros. Pernambuco teve nove propostas contempladas e divide com Minas Gerais o posto de terceiro estado com mais artistas beneficiados, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

Pela primeira vez, em 18 edições do edital, foram selecionados projetos de todos os 26 estados e Distrito Federal. Segundo o diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron, não houve qualquer tipo de cota ou direcionamento por parte da comissão de seleção para abarcar iniciativas de todo o país. "Houve um processo de escuta mais depurada", avalia o gestor, acrescentando que o instituto visitou os dez estados que historicamente tinham menos inscritos: Rondônia, Roraima, Acre, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Alagoas, Piauí, Mato Grosso, Sergipe e Amapá. "Não acredito em meritocracia sem dar oportunidades mais equânimes no processo", afirma.

Outro reforço para tornar o resultado da seleção mais diverso veio com inclusão de ferramentas de acessibilidade, para facilitar o acesso de surdos ou cegos no processo seletivo. Foram selecionados cinco projetos com esse recorte, entre eles dois de Pernambuco. Um é de autoria do ator surdo Igor Rocha, o palhaço Surddy. O projeto prevê a criação de um espetáculo teatral solo em paralelo a uma capacitação para formação de profissionais da arte surdos, através de Libras. Outro é o Caravana MusiLibras, do Instituto Som da Pele, que pretende formar grupos percussivos com crianças e jovens surdos, a partir de uma nova metodologia chamada MusiLibras. A ação é voltada para cidades do interior do estado e capitais do Nordeste.

Ao todo, foram 12.616 inscrições, sendo 576 apenas de Pernambuco. As áreas que tiveram mais inscritos foram as de formação, audiovisual e patrimônio e memória. Entre os temas propostos para esta edição do Rumos, a organização enxerga crescimento na abordagem de tópicos como negritude, LGBTQIA+, questões indígenas e assuntos relacionados às mulheres. "Uma das mudanças que vemos são essas questões de minorias serem mais abordadas pelas pessoas que são impactadas. Antes eram abordadas, na sua maioria, por pessoas de fora. Isso significa que há um avanço e uma apropriação, no tema, por aquele que vive o tema", avalia Saron.

Confira a relação dos nove projetos pernambucanos selecionados:


Caravana MusiLibras

Região impactada: Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe
Modalidade: criação e desenvolvimento
Tema: formação
Recorte: Acessibilidade/surdo

A proposta é formar células percussivas inclusivas com o nome Batuqueiros do Silêncio, a partir de oficinas músico-pedagógicas com crianças e jovens surdos, que experimentarão a construção de frases e ditados rítmicos através de uma metodologia inédita e inovadora chamada MusiLibras, em diversas cidades do interior de Pernambuco e capitais do Nordeste, com oficinas, espetáculos e divulgação desse método.

Como construir uma casa (Carnaval Filmes Ltda - EPP) 

Região impactada: Pernambuco
Modalidade: criação e desenvolvimento
Tema: audiovisual/cinema

Documentário longa-metragem que parte do sentimento de não conseguir encontrar um lugar no mundo. A narrativa é construída a partir da trajetória de oito artistas das áreas de poesia, cinema, dança e artes visuais, que passam pela experiência de viver em locais que não os seus de origem por motivos políticos, religiosos, profissionais, de conflitos bélicos e até mesmo incompatibilidade com o território onde nasceram e foram criados.

Mulheres Fortalecendo Raízes da Cultura Popular (Associação das Mulheres de Nazaré da Mata) 

Região impactada: Pernambuco
Modalidade: criação e desenvolvimento
Tema: gestão cultural
Recorte: questão feminina

Ações de gestão cultural visando empoderamento e ampliação de repertório crítico das mulheres do Maracatu Feminino Coração Nazareno. O projeto, ao mesmo tempo que prevê restauração das indumentárias utilizadas pelas componentes do maracatu, realizará um seminário e oficinas acerca das políticas públicas com recorte em gênero, possibilitando a perpetuação das tradições que emanam das terras dos canaviais, o fomento de ações que proporcione geração de renda para as pessoas inseridas no folguedo e suas famílias, continuidade e preservação da memória da cultura de raiz, aprendizado mútuo dos saberes e fazeres entre diferentes gerações e incentivo da participação de novos agentes em atividades e iniciativas que envolvam as culturas e as manifestações populares.

O mamulengo brasileiro vai entrando e toma assento (Fernando Augusto Gonçalves Santos)

Região impactada: Pernambuco
%u2028Modalidade: documentação
Tema: patrimônio e memória

A grande missão do projeto é desenvolver atividades de divulgação, promoção e preservação da arte do mamulengo, criando e disponibilizando um sistema de informações públicas sobre a cultura e seus mestres, de modo a promover a sustentabilidade cultural e social do brinquedo. Também visa propiciar a consulta pública on-line ao acervo documental a partir da restauração de 300 bonecos, a criação de um site bilíngue, a publicação de um livro e uma exposição.

Palhaço Surddy (Igor de Andrade Rocha)

Região impactada: Amazonas, Maranhão, Pará e Tocantins
Modalidade: criação e desenvolvimento
Tema: teatro
Recorte: acessibilidade/surdo

O projeto prevê a criação de um espetáculo teatral (solo) do ator surdo Igor Rocha em parceria com um diretor artístico com experiência em clown, juntamente com uma capacitação para o uso e difusão da Libras e com tradução e interpretação em Libras. O projeto visa estimular e especializar a prática de profissionais da arte surdos, através de sua linguagem primeira de expressão. %u2028

%u2028%u2028%u2028%u2028%u2028Pífanos: do mapeamento à salvaguarda (Página 21 Comunicação Ltda.)%u2028%u2028

Região impactada: Bahia, Ceará, Minas Gerais e Pernambuco%u2028
Modalidade: criação e desenvolvimento, documentação, pesquisa e desenvolvimento%u2028
Tema: patrimônio e memória%u2028
Recorte: questão racial%u2028%u2028

O objetivo do projeto é continuar a pesquisa iniciada em 2010, para revelar a relação das bandas de pífanos com o Rio São Francisco e com as comunidades remanescentes de quilombos de Buenos Aires, Quitimbu, Travessão do Caroá, Leitão da Carapuça e Conceição das Crioulas, no sertão pernambucano. O conteúdo produzido (partituras, vídeos, registros sonoros e textos) será disponibilizado no site , que contará com menu com adaptações e opções de acessibilidade para cegos e deficientes visuais; também será editado um livro e realizada uma exposição.%u2028%u2028%u2028%u2028%u2028

Pontilhados – Intervenções Humanas em Ambientes Urbanos (Mônica Lira de Queiroz Trindade)

Região impactada: Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Sul
Modalidade: criação e desenvolvimento
Tema: dança
Recorte: questão urbana Intervenção urbana multidisciplinar que une tecnologia, poesia e dança contemporânea.

O projeto, que nasceu no centro histórico de Recife, aportará em outras cidades do Brasil com uma trilha sonora transmitida por ondas de rádio e ouvida pelo público por meio de fones de ouvido. O espetáculo se transforma em um passeio ao ar livre e, a partir da narrativa de uma atriz convidada, vai desenhando o roteiro – que remonta à cidade de hoje e de ontem. Esses elementos comporão os cenários a partir da arquitetura, das narrativas humanas e dos registros afetivos presentes nas cidades anfitriãs.

Probatio: criando instrumentos musicais digitais (Filipe Carlos de Albuquerque Calegario)

Região impactada: Pernambuco
Modalidade: criação e desenvolvimento
Tema: arte e tecnologia

Criação de protótipos de instrumentos musicais com interfaces configuráveis, utilizando tecnologia digital. Trata-se de um conjunto de objetos físicos com os quais os músicos, artistas e designers podem testar diferentes unidades de controle e mapear seus valores para parâmetros de sintetizadores de som.

Yãkwá, imagem e memória (Vídeo nas Aldeias)

Região impactada: Mato Grosso
%u2028Modalidade: Documentação%u2028
Tema: Patrimônio e memória
Recorte: Questão indígena

Digitalização, devolução e difusão do acervo videográfico sobre a cerimônia Yãkwá, realizado em colaboração com os indígenas num processo que evoca ao mesmo tempo memória e história, dando a ver a imensa riqueza de sua cosmologia e a luta pela integridade de seu território e identidade. 


*O repórter viajou a convite do Itaú Cultural

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL