Diario de Pernambuco
Busca

Teatro

Ópera de Donizetti em temporada gratuita no Recife

Rita contém um ato, composto pelo italiano, com libreto do dramaturgo belga Gustave Vaëz

Publicado em: 02/05/2018 14:50 | Atualizado em: 02/05/2018 15:09

Os ingressos serão distribuídos 1h antes do espetáculo. Foto: Gárgula Produções/Divulgação

Apesar de não ser tão comum encontrar apresentações operísticas em Pernambuco, o canto lírico tem um público cativo no estado. Os admiradores dessa longeva manifestação artística vão poder conferir uma temporada de ópera, nos dias 3 e 4 de maio, às 16h e às 20h, e nos dias 5 e 6, às 20h e às 18h, respectivamente, no Teatro de Santa Isabel, no centro do Recife.

Trata-se da cômica montagem Rita, que contém apenas um ato, composto pelo italiano Gaetano Donizetti, com libreto do dramaturgo belga Gustave Vaëz. A peça gira em torno da história de Rita, atual esposa violenta do tímido Beppe, mas que antes foi casada com Gasparo. Seu primeiro marido inventou um afogamento para fugir das tiranias dela e, por acreditar que sua ex-esposa também estava morta, ele volta do Canadá para obter o atestado de óbito e poder se casar novamente.

“Vamos cantar em italiano oito números musicais, que serão traduzidos com legendas e entremeados por diálogos encenados”, diz Wendell Kettle, maestro e diretor geral do espetáculo. “Estamos com um elenco muito bem preparado, a orquestra superempenhada e um cenário bem elaborado. Musicalmente, a ópera está uma delícia de se ouvir”, garante.

De acordo com Wendell, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) possui o projeto de extensão Academia de Ópera e Repertório, que tem como objetivo revelar talentos do estado e, desde 2016, já apresentou quatro montagens, dentre elas O contrato de casamento, encenada em março deste ano. “Rita caiu como uma luva, porque é uma ópera difícil de cantar e requer profissionais muito bem preparados no canto lírico. A área de tenor é uma das mais difíceis, chamamos de ‘área da bravura’, e nós temos aqui em Pernambuco um artista que canta essa ópera de forma magnífica”, diz em elogio a Lucas Melo, intérprete do Beppe.

O diretor do espetáculo acredita que o fato de a récita não ganhar mais montagens se deve a sua complexidade. “Além do custo de pessoal e material, a ópera é uma arte orgânica e única. Tem música, artes cênicas, visuais, iluminação cênica, texto, literatura e poesia”, finaliza. A entrada de Rita é gratuita, mas os ingressos serão distribuídos 1h antes do espetáculo, na bilheteria do teatro.

Serviço
Ópera “Rita”
Quando: 03 e 04 de maio às 16h (só escolas) e às 20 horas; 05 de maio às 20h; 06 de maio às 18h
Onde: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, 233, Santo Antônio, Recife)
Quanto: Gratuito
TAGS: teatro | show | opera | musical | rita | peça | montagem |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL