Diario de Pernambuco
Busca

Exposição

Mestres pernambucanos expõem peças de acervo no primeiro Encontro de Rabequeiros de Olinda

Instrumentos de Maciel Salu e Dinda Salu, Valério Bizunga, Cezinha, Claudio da Rabeca, Mestre Ulisses e Mestre Luiz Paixão farão parte da mostra

Publicado em: 22/05/2018 14:11 | Atualizado em: 22/05/2018 13:28

Rabequeiros vão contar curiosidades e histórias relacionadas aos instrumentos. Fotos: Divulgação/Exposição de Rabecas


O Centro de Cultura Luiz Freire promove a I Exposição de Rabecas e Encontro de Rabequeiros, de terça-feira (22) a sábado (26), em Olinda. A exposição contará com acervos pessoais de seis rabequeiros e do Mestre Sr. Luiz Paixão, que será o homenageado e o anfitrião, recebendo o público no dia da abertura.

A exposição vai apresentar peças do acervo de Maciel Salu e Dinda Salu, filhos do Mestre Salustiano, e ainda de Valério Bizunga, Cezinha, Cláudio da Rabeca e Mestre Ulisses, todos instrumentistas que escreveram a história musical da Zona da Mata Norte e de Olinda. A ideia é expor os instrumentos desses rabequeiros, além de contar a história e curiosidade de cada peça. A programação inclui ainda rodas de diálogo sobre a rabeca, das 15h às 17h, e finaliza em cada dia com uma apresentação intimista de um dos rabequeiros. 

Para o Mestre Luiz Paixão, a iniciativa é de grande importância para a manutenção da história da rabeca. "Eu acho que todo mundo deveria conhecer esse instrumento que dá alegria e tem um som que só ela faz", afirma. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL