Diario de Pernambuco
Busca

Sertão

Cavalgada à Pedra do Reino terá cortejo real e programação gratuita no Sertão

São José do Belmonte recebe festa histórica, apresentações culturais, feira de artesanato e gastronomia e a cavalgada até a Serra do Catolé

Publicado em: 22/05/2018 12:40 | Atualizado em: 22/05/2018 15:47

Festa histórica foi difundida pelo autor paraibano Ariano Suassuna. Foto: Henrique Santos/Divulgação


O sertão pernambucano se prepara para receber a Cavalgada à Pedra do Reino. A festa realizada em São José do Belmonte, município a 480km da capital pernambucana, chega a 26ª edição neste fim de semana, de 25 a 27 de maio, com shows gratuitos, apresentações culturais, feira de artesanato e gastronomia, e os tradicionais cortejo real e a Cavalhada Zeca Miron. 

A festa ocorre sempre no último fim de semana de maio para relembrar o episódio onde um grupo de seguidores do Rei português Dom Sebastião matou dezenas de inocentes para lavar as pedras com sangue, imaginando que o rei desaparecido em uma batalha no Marrocos em 1838 iria retornar. A Cavalgada entrou no mapa dos festejos turísticos de Pernambuco a partir de 1992. Ela foi difundida pelo autor paraibano Ariano Suassuna através do livro O Romance D’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta (1971). 

O percurso consiste em uma cavalgada de aproximadamente 33km que sai da Igreja Matriz de São José, no Centro da Cidade, até o Sítio Histórico na Serra do Catolé, onde as pedras estão localizadas. O evento é tradicional e movimenta todo o município de Belmonte e cidades vizinhas.

A programação da XXVI Cavalgada à Pedra do Reino terá início nesta sexta-feira (25) com a exibição do documentário O Reino Encantado de Ariano Suassuna, produzido pelo belmontense Victor Hugo dos Santos. No local, haverá também o lançamento do livro Fanatismo Religioso: Memória Sobre o Reino Encantado na Comarca de Vila Bela, de Antônio Áttico de Souza Leite, que foi reeditado pela pesquisadora Débora Cavalcantes de Moura. Ainda na sexta, haverá apresentações culturais do Projeto Cavalgada 2018, da Casa da Juventude Vanessa Vasconcelos.

Uma estrutura será montada no Pátio de Eventos Cacau do Banco, na Praça da Saudade, para receber os shows gratuitos, sempre a partir das 22h. Na sexta-feira (25) a grade conta com apresentações da banda de Capim com Mel e Flávio Leandro, no sábado (26), é a vez de Brucelose e Amazan. Já no domingo (27), no Sítio Histórico da Pedra do Reino, a animação ficará por conta de Rose e Forró Pé de Serra Talhada, Totinha Valgueiro, Fábio Diniz e Givanildo Aboiador. 

A concentração dos cavaleiros e a saída do cortejo real será no domingo (27), a partir das 5h, em frente à igreja. Foto: Henrique Santos/Divulgação


Os festejos da cidade ainda incluem a Cavalhada Zeca Miron, com concentração no estádio O Carvalhão, e a saída do cortejo real em frente à Igreja Matriz de São José. A Cavalhada está marcada para o sábado (26), a partir das 14h, com a disputa entre o time azul (os Cristãos) e o time vermelho-encarnado (Mouros). De acordo com a tradição, o grupo que conseguir resgatar o maior número de argolas poderá coroar a rainha da festa. Este ano, o rei e as rainhas da Cavalhada Zeca Miron são representados pelos belmontenses Edízio Carvalho, Maria Clara Lucas e Ana Beatriz de Moura.

A concentração dos cavaleiros e a saída do cortejo real será no domingo (27), a partir das 5h, em frente à igreja. Os cavaleiros desfilam acompanhados dos times azul e encarnado e com a presença do rei, da rainha e demais personagens do Sertão como Lampião, Maria Bonita e vaqueiros, e Quaderna, do livro de Ariano Suassuna. Todos recebem a bênção do Padre e seguem rumo à Serra do Catolé. 

O público pode acompanhar o cortejo montado a cavalo ou fazer o percursso de carro com acesso por uma estrada alternativa que também leva para o Sítio Histórico. O rei e a rainha da Cavalgada à Pedra do Reino serão representados pelos belmontenses Anderson Maia e Júlia Menezes. 

O Castelo Armorial da Pedra do Reino, que fica na entrada da cidade, na Avenida Primo Lopes, e o Memorial da Pedra do Reino ficam abertos para visitação durante os dias de festa. A XXVI Cavalgada à Pedra do Reino é realizada em parceria com a Associação Cultural Pedra do Reino, Prefeitura Municipal e Secretaria de Cultura de São José do Belmonte e a Secretaria de Cultura de Pernambuco.

Confira a programação completa:

Programação Cultural

Sexta-feira (25/05)  - Castelo Armorial - a partir das 19h

- Exibição de documentário O Reino Encantado de Ariano Suassuna, de Victor Hugo dos Santos
- Lançamento do Livro Fanatismo Religioso: Memória sobre o Reino Encantado na Comarca de Vila Bela de Antônio Áttico de Souza Leite e reeditado por Débora Cavalcantes de Moura

Apresentações culturais - Pátio de Eventos – a partir das 20h
Projeto Cavalagada 2018, da Casa da Juventude Vanessa Vasconcelos

Sábado (26/05) Praça Sá Moraes – a partir das 8h
Banda de Pífanos Mestre Ulisses
Grupo de Dança São Gonçalo do Tamboril
Reisado do Mestre João Cícero
Declamadores: Cícero Moraes e Júnior Baladeira
Violeiros e Repentistas: Francinaldo e Zé Oliveira
Grupo de Bacamarteiros da Pedra do Reino

Feira de Artesanato e Culinária - Estádio O Carvalhão - a partir das 14h
Cavalhada Zeca Miron
Banda de Pifanos do Mestre Ulisses, Banda Filarmônica São José, Locutor Leonardo e Ponto de Cultura da Pedra do Reino

Domingo (27/05) - Castelo Armorial - a partir das 5h
Concentração dos cavaleiros e do cortejo real

Igreja Matriz de São José - a partir das 5h
5h – Banda de Pífanos Mestre Ulisses
5h30 – Aboiadores Cícero Mendes e Chico Justino, benção e saída dos Cavaleiros
6h - Banda Filarmônica São José

Desfile dos cavaleiros com destino ao Sítio Histórico da Pedra do Reino
Percurso da Cavalgada: Café da manhã no Sítio Areinhas com trio Forró Pé de Serra Zé de Balbina

SHOWS:

Palco principal (Pátio de Eventos)

Sexta-feira (25/05)
22h – Capim com Mel
0h – Flávio Leandro

Sábado (26/05)
22h – Brucelose
0h – Amazam

Palco Pedra do Reino (Sítio Histórico Pedra do Reino – a partir das 7h30)

Domingo (27/05)
Rose e Forró Pé Serra Talhada
Totinha Valgueiro
Fábio Diniz
Givanildo Aboiador

*Por Luíza Tiné - especial para o Viver
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL