Televisão

Série animada pernambucana leva personagens do folclore para o divã

Produção vai ser levada também para os cinemas e adaptada para livro

Publicado em: 18/04/2018 20:00 | Atualizado em: 18/04/2018 18:13

Cada episódio é centrado em um personagem diferente. Foto: Viu Cine/Divulgação

Terapia faz bem para todo mundo, até para quem não é exatamente humano. Em Além da lenda, nova animação exibida a partir deste mês, de segunda a sexta-feira, às 11h, pela TV Brasil, Comadre Fulozinha, Curupira e outras figuras do folclore brasileiro vão ao divã em busca de soluções para crises existenciais e outras questões. Pernambucana, a produção é um projeto com várias frentes, que inclui também o lançamento de livro, aplicativo para celulares e filme em longa-metragem.

Um dos idealizadores do Além da lenda, Ulisses Brandão, também produtor e dos roteiristas, ao lado de Erickson Marinho e Bruno Antônio, afirma que a série começou a ser desenvolvida em 2015, a partir de um edital da Ancine destinado a conteúdos televisivos com a temática de folclore. Segundo o autor, do estúdio Viu Cine, produtora especializada em animações, já havia desejo de abordar o tema em uma futura obra e a possibilidade do aporte reforçou o interesse em se debruçar sobre criaturas do imaginário nacional.

De acordo com Brandão, a animação foi concebida a partir de três eixos: fazer uma leitura atualizada das lendas, inseri-las em um contexto cômico e desenvolver a narrativa a partir do ponto de vista dos personagens míticos, e não dos humanos. "Quisemos inverter a lógica e mostrar como as lendas enxergam os humanos", explica.

Com 13 episódios de sete minutos cada, a série acompanha criaturas do folclore lidando com aspectos da contemporaneidade, como o fato de já não serem temidas pelas pessoas e estarem menos presentes no imaginário popular. Do Boto, hoje incapaz de seduzir pessoas, à Cuca, que já não consegue assustar crianças, todas as lendas na animação têm suas dificuldades expostas no divã do terapeuta Sr. LH.

Apesar do conteúdo tipicamente brasileiro, Além da lenda tem entre referências para os criadores produções norte-americanas como a série Além da imaginação (1959-1964) e animação norte-americana Gravity falls (2012-2016).

"Os personagens são brasileiros, mas o arco, os dilemas, são universais. A gente usa elementos nossos, mas queremos fazer algo que qualquer criança do mundo possa entender", reforça Brandão.

Além da veiculação na TV Brasil, a série terá exibição, em Pernambuco, na Globo, no mês de outubro e, em breve, deve ser disponibilizada também na plataforma de streaming Looke.

Já com planos para desenvolvimento de uma segunda temporada, a equipe criativa se dedica agora ao desenvolvimento do longa-metragem, previsto para chegar aos cinemas até 2020. O filme terá os mesmos personagens, mas em uma trama diferente da vista nos episódios televisivos. Para este ano ainda, estão previstos o lançamento de um game de estratégia para plataformas móveis e um livro que aprofunda o desenvolvimento das histórias de cada uma das lendas.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL