Diario de Pernambuco
Busca

Janela dos Dias

Pernambucano lança canal no Youtube sobre acessibilidade na cultura

O Janela dos Dias vai abordar soluções de acessibilidade em espaços culturais e pessoas com deficiência que atuam como produtores na área

Publicado em: 10/04/2018 13:07 | Atualizado em: 10/04/2018 21:58

Canal será apresentado pelo intérprete de Libras Carlos di Oliveira. Foto: Janela dos Dias/Divulgação

Os seres humanos gostam de consumir cultura; música, cinema, artes visuais e cênicas são algumas das linguagens que podem ser apreciadas. Mas e as pessoas com deficiência visual, auditiva ou motora? Como eles podem usufruir e criar arte? Foi pensando nessas questões que o pernambucano Carlos di Oliveira idealizou o canal Janela dos Dias, que vai estrear no Youtube nesta quinta-feira (12). O projeto foi o único de Pernambuco a ser selecionado pelo edital Juventude Vlogueira, do Ministério da Cultura.

Com lançamentos quinzenais, o canal vai abordar temáticas como a inclusão social de pessoas com deficiência em equipamentos culturais (cinema, teatro e museus) em Pernambuco e nos demais estados. O projeto também deseja apresentar personagens que, mesmo com as barreiras enfrentadas pela deficiência, conseguem atuar como produtores culturais. Três vídeos já foram gravados, agora faltam 13.

"Nós trazemos a ideia de 'janela' porque se trata de uma metáfora de abrir, de dar espaço, de ver o mundo, de trocar energias, mas também de dialogar com o espaço externo e oxigenar o interno. Cultura é vida. Temos de democratizar isso e espalhar para todas as pessoas", diz Carlos, ao explicar sua motivação para a criação do canal. "Quando um equipamento se preocupa com a acessibilidade, geralmente é com a acessibilidade arquitetônica: rampa, corrimão. Ainda há uma carência de acessibilidade comunicacional, como intérprete de libras, audiodescrição, legenda em braile", comenta o rapaz, que trabalha intérprete de Libras há nove anos.

Os vídeos originais do Janela dos Dias contarão com os três recursos de acessibilidade: audiodescrição (faixa narrativa adicional para pessoas com deficiência visual), legendas para surdos e ensurdecidos (ou LSE, que descreve sons adicionais, nomes de personagens e músicas) e Libras. Além de apresentado pelo intérprete, o canal conta com equipe composta por Pollyana Calado, Túlio Rodrigues e Emerson da Cunha, além do consultor surdo Alessandro Vasconcelos e identidade visual de Ana Cuentro.

SERVIÇO
Janela dos Dias - Canal do Youtube sobre acessibilidade na cultura, com conteúdos próprios acessíveis (Audiodescrição, Legenda para Surdos e Ensurdecidos e Libras)
Lançamento: 12 de março, no link: www.youtube.com/channel/UCKi-und2m6pk0VSICspTjvA
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL