evento

Luzilá Gonçalves e Raimundo Carrero são homenageados em Festival de Literatura

Evento é promovido pela Academia Pernambucana de Letras em parceria com o Shopping RioMar

Publicado em: 19/04/2018 07:00 | Atualizado em: 19/04/2018 10:44

Escritores foram homenageados em festival promovido pela APL. Fotos: Rafael Martins/DP e Bruna Monteiro/Esp.DP


Os escritores Luzilá Gonçalves e Raimundo Carrero foram os grandes homenageados do Festival RioMar de Literatura deste ano, promovido pela Academia Pernambucana de Letras (APL), em parceria com o Shopping RioMar. Em dois dias de casa cheia, o evento contemplou as obras dos artistas, mesclando exibição de filmes, apresentações teatrais, rodas de diálogos e shows. 

"O festival é importantíssimo porque atrai um público muito grande vindo até de outros estados. No primeiro dia, tivemos a presença de um grupo de 80 estudantes de Alagoas. Foi muito gratificante", conta Margarida Cantarelli, presidente da Academia Pernambucana de Letras. Ela acrescenta que a intenção da academia é aproximar o público dos autores, que, por vezes, são conhecidos somente nas capas dos livros. "Queremos que o jovem enxergue no escritor um espelho para seguir e estimule sua vocação de que a atividade literária vale a pena", complementa. 

De acordo com Cantarelli, o critério de escolha dos homenageados é sempre devido a algum marco na vida ou na carreira dos artistas. "Além de serem dois acadêmicos premiados, eles completaram no final do ano passado idades redondas. Carrero fez 70 anos e, por Luzilá ser uma senhora, eu não vou revelar a idade dela (risos). Fazemos questão de sempre nos lembrar de pessoas que têm uma vida dedicada à literatura, como é o caso dos professores", diz. 

Para Luzilá Gonçalves, foi uma surpresa ter sido um dos nomes que norteou a edição deste ano. "Eu me senti lisonjeada porque a APL já homenageou escritores como Hermilo Borba Filho e João Cabral de Melo Neto. Mas para a edição deste ano, eles priorizaram pessoas que ainda estão vivas", explica. A pernambucana de Garanhuns disse ainda que ficou encantada com a vibração e o afago do público presente na conferência. "As pessoas faziam perguntas, pediam autógrafos, fotos e isso mostra, de certa forma, um interesse pela nossa obra. Eu me senti (risos)", se diverte.

No primeiro dia do evento, o grupo Dispersos Cia de Teatro dramatizou o texto Eu, Luzilá, mostrando como a autora se conecta com a literatura, as poesias e o amor - sentimento protagonista de suas obras. Ainda como parte da programação, o poeta Bráulio Bessa declamou cordel, enquanto o forrozeiro Santana, o Cantador apresentou algumas de suas canções.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL