DP nos Bairros

Livrarias de rua caracterizam a Zona Norte do Recife

Espaços se tornaram pontos de encontro de moradores de bairros como Casa Forte, Jaqueira e Graças

Publicado em: 20/04/2018 11:45 | Atualizado em: 20/04/2018 12:05

Juliana Lins se preocupa com a formação do leitor. Foto: Marlon Diego/Esp.DP.
A padaria, a farmácia, o supermercado, a livraria. Enquanto caminha pelo bairro de Casa Forte, o economista Marco Levay, 35 anos, se depara com todos esses estabelecimentos. Semanalmente, entra na Livraria da Praça, pede um café, abre o computador e trabalha até perder a hora. A experiência de passear pelo bairro e parar em uma livraria perto de casa é, hoje, restrita aos moradores do Centro e da Zona Norte do Recife, que concentram 90% das lojas de livros  instaladas fora de shoppings. Por outro lado, a Zona Sul da capital pernambucana, apesar de ter o bairro mais populoso da cidade, Boa Viagem, não tem uma livraria de rua.

Para Marco, ter uma livraria perto de casa é um dos atrativos da Zona Norte da cidade. De segunda a sexta-feira, frequenta o espaço para trabalhar. Nos fins de semana, a livraria se torna um ambiente de diversão com os filhos. “Prefiro as livrarias de rua do que as de shopping porque o acesso é mais fácil. A pessoa vem exclusivamente para esse espaço. Além disso, venho andando”, conta. Outros atrativos, segundo o sócio da Livraria da Praça, Fernando Chaves, são a facilidadade para estacionar e o ambiente diferenciado. “Aqui, por exemplo, estamos em um casarão tombado no município com todas as características arquitetônicas mantidas. O estacionamento é gratuito para quem vem de carro, então com o valor que pagaria para deixar o veículo em um lugar pago, toma um espresso”, diz.

O Recife tem, atualmente, 11 livrarias de rua, sendo cinco na Zona Norte, cinco na área central e uma na Zona Oeste. Em 2014, quando foi feito o último levantamento da Associação Nacional de Livrarias (ANL), a cidade tinha um total de 64 estabelecimentos, sem distinção quanto ao local onde estavam instalados. Considerando o dado, o Recife tem, em média, quatro livrarias para cada 100 mil habitantes. A taxa é superior a de grandes cidades do país, como São Paulo, que tem 3,5 livrarias para cada 100 mil habitantes, mas muito inferior a metrópoles da América do Sul, como Buenos Aires, com 25 livrarias para cada 100 mil moradores.      

Apesar da crise, o mercado livreiro iniciou 2018 com números superiores ao ano anterior, de acordo com o Painel das Vendas de Livros no Brasil em 2018, do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) em parceria com a Nielsen. Os números têm como base o resultado da Nielsen BookScan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país. As vendas cresceram 4,73%, e o faturamento continuou na casa dos dois dígitos, com 10,42% de aumento. Os primeiros meses do ano foram marcados pela forte presença dos produtos de volta às aulas, inclusive universitários, com preços mais altos e descontos menores. “Chama a atenção a combinação de preço médio mais alto associado a um nível de desconto baixo, inclusive para o período. Uma boa fórmula para garantir um melhor faturamento”, comenta o líder da Nielsen Bookscan Brasil, Ismael Borges.

O administrador Antônio Fernando Neto, gerente financeiro da Livraria Jaqueira, na Rua do Futuro, pontua que as livrarias de rua acabam se tornando ponto de encontro nos bairros. Lá, o vendedor Edson Albuquerque, por exemplo, conhece os gostos de todos os clientes assíduos da loja. “A gente não é só vendedor de livro. Somos um pouco de amigo, um pouco de psicólogo e, se o cliente deixar, um pouco de conselheiro. Tem gente que vem para ser ouvido e sai daqui com um livro que muda o dia dele”, ressalta.

Pequenos leitores também têm espaço
A Livraria da Praça, em Casa Forte, tem piso original do casarão conservado. Foto: Peu Ricardo/DP.

A formação de um novo público leitor é preocupação constante entre os gestores das livrarias de rua do Recife. Foi pensando nesse nicho do mercado livreiro que a empresária Juliana Lins inaugurou, em 2011, a primeira loja da Vila 7 Diversão Inteligente, que comercializa obras infantis e brinquedos educativos para estimular o desenvolvimento cognitivo dos pequenos. Neta do escritor Osman Lins e filha da jornalista Letícia Lins e do livreiro Tarcísio Pereira, dono da icônica Livro 7, Juliana sentia saudade do cheiro de livro quando decidiu investir naquilo que considera sua vocação. “Veja esse livro voltado para os mais pequenos. Tem pelinhos, tem textura. Não é o máximo? Nada substitui a sensação de tocar em um livro e isso deve ser estimulado desde cedo”, mostra com brilho nos olhos.

“Nesses anos de funcionamento, nunca mudamos uma questão: a preocupação constante com a questão literária. Mesmo nos eventos sazonais que promovemos, trazemos um autor, divulgamos uma questão cultural, fazemos uma contação de história”, pontua Juliana.

Na Livraria da Praça, apesar de a loja não ser destinada exclusivamente ao público infantil, a seção de livros para crianças e adolescentes é a mais procurada, especialmente nos fins de semana. “A gente percebe uma preocupação de pais e avós em apresentar esse universo da literatura aos filhos. Tanto que precisamos mudar de um casarão da praça (de Casa Forte) para outro, onde pudemos aumentar a área do infantil. Nos fins de semana, promovemos sempre eventos voltados para as crianças. É uma forma de fidelizar um novo público leitor”, destaca o sócio da Livraria da Praça, Fernando Chaves.

Roteiro - Livrarias de rua


Zona Norte

Livraria da Praça
Endereço: Praça de Casa Forte, 454, Casa Forte, Recife
Horário: de domingo a domingo, das 10h às 20h
Telefone: (81) 3019-0259

Vila 7 Diversão Inteligente
Endereço: Av. Rui Barbosa, 1105, Graças, Recife
Horário: de segunda a sexta, das 9h às 18h e sábados, das 9h às 17h
Telefone: (81) 3326-3818

Livraria Jaqueira
Endereço: Rua Antenor Navarro, 138, Jaqueira, Recife
Horário: de segunda a sábado, das 8h às 20h, e domingo, das 10h às 19h
Telefone: (81) 3265-9455

Livraria e Café 17
Endereço: Av. Dezessete de Agosto, 2613, Casa Forte, Recife
Horário: de segunda a sexta, das 6h às 23h; sábados e domingos, das 8h às16h
Telefone: (81) 3033-1717

SBS
Endereço: Avenida Conselheiro Rosa e Silva, 1519, loja 17, Graças, Recife
Horário: de segunda a sexta, das 8h30 às 18h, e sábados, das 8h30 às 12h30
Telefone: (81) 3241-2959

Centro

Livraria Vozes
Endereço: Rua do Príncipe, 482, Boa Vista, Recife
Horário: de segunda a sexta, das 9h às 18h, e sábado, das 9h às 13h
Telefone: (81) 3423-4100

Luz e Vida
Endereço: Praça Joaquim Nabuco, 173, Santo Antônio, Recife
Horário: de segunda a sábado, das 9h15 às 18h
Telefone: (81) 3224-4767

Varejão
Endereço: Avenida Manoel Borba, 267, Boa Vista, Recife
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; sábado, das 8h às 12h
Telefone: (81) 2123-5853

Livraria Imperatriz
Endereço: Rua Sete de Setembro, 156, Boa Vista, Recife
Horário: de segunda a sexta, das 9h às 19h; sábado, das 9h às 14h
Telefone: (81) 3301-7807

Livraria Imperatriz
Endereço: Rua Imperatriz Teresa Cristina, 17, Boa Vista, Recife
Horário: de segunda a sexta, das 9h às 18h; sábado, das 9h às 13h
Telefone: (81) 3301-7803

Zona Oeste

Livraria d’Primeira
Endereço: Avenida Professor Artur de Sá, 1180, Cidade Universitária
Horário: segunda a sexta, das 10h às 17h
Telefone: (81) 3877-5035
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL