Música erudita

Festival em Olinda celebra centenário do aclamado pianista Júlio Braga

Falecido em 1993, artista deixou uma vasta obra de música erudita que é reconhecida internacionalmente

Publicado em: 25/04/2018 09:09

Júlio Braga nasceu na cidade de Olinda em 24 de abril de 1918. Foto: Arquivo

O pianista e compositor olindense Júlio Braga completaria 100 anos nesta terça-feira (24), caso estivesse vivo. Para celebrar a data, o Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO), localizado no bairro de Salgadinho, realizou um recital com obras do artista local que ganhou o mundo tocando músicas eruditas. Uma segunda apresentação do Festival Centenário Júlio Braga está marcada para o domingo (29), às 16h, com uma homenagem feita pela pianista carioca Tamara Ujacova C. Schubert. A entrada é franca.

Conheça a trajetória do músico
Júlio Braga nasceu na cidade de Olinda em 24 de abril de 1918. Fez sua primeira composição aos oito anos. Aos dez, teve seu primeiro concerto no Teatro Santa Isabel. Em 1948, participou do Concurso Phillips da Holanda, realizado no Rio de Janeiro, conseguindo a primeira colocação. Recebeu como prêmio uma viagem à Europa e uma bolsa de permanência do Governo de Pernambuco para aperfeiçoar os estudos em Paris, na França.

Durante sua carreira, levou seu talento e o nome de Olinda aos maiores palcos do mundo. Realizou concerto pela Embaixada do Brasil em Washington (EUA) referente à passagem da Independência do Brasil e no Programa Especial de Concertos das Nações Unidas, transmitido, na época, para toda América Latina. Foi solista da Rádio Difusora Francesa e da BBC de Londres. Também foi organista voluntário da Catedral Notre Dame, em Paris. também comandou recitais na França, Inglaterra, Holanda, Noruega, na América do Sul, América Central, América do Norte e em vários estados do Brasil. 

O músico morreu no dia 10 de outubro de 1993, deixando uma vasta obra de Composições Sacras, Concertos Barrocos, Improvisações, Prelúdios, Noturnos, Valsas, Minuetos, Canções Infantis, Choros, Paráfrases, além de peças para Piano, Canto, Flauta, Clarinete, Fagote, Oboé, Viola, Violão, Violino e Orquestra.

SERVIÇO
Festival Centenário Júlio Braga

Onde: Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO) (Avenida Pan Nordestina, s/n, Salgadinho)
Quando: domingo (29), às 16h
Quanto: Gratuito
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL