Protesto

Festa no Hotel Central debate o abandono do Centro do Recife

Prédio histórico receberá música, projeções audiovisuais, performances e rodas de diálogo

Publicado em: 06/04/2018 13:13

Prédio já foi um dos principais pontos na rota hoteleira pernambucana. Foto: Thalyta Tavares/Esp.Dp

A imponente fachada cor de rosa do Hotel Central, no bairro da Boa Vista, aparece para os transeuntes como uma lembrança dos tempos áureos daquela área, atualmente marcada por imóveis desocupados, calçadas abandonadas e insegurança constante. Nesta sexta-feira (6), o prédio que outrora foi um dos principais pontos na rota hoteleira pernambucana vai sediar uma intervenção que tem como objetivo debater e refletir sobre a deterioração do Centro do Recife. O evento Pérola Pulsante está marcado para começar às 17h, levando música, cinema, artes visuais, rodas de conversa e culinária ao edifício histórico, situado no número 209 da Avenida Manoel Borba. A entrada é gratuita.

O engenheiro e produtor cultural Hugo Nascimento, um dos organizadores da festa, conta que enxerga o Centro como o coração da cidade. As zonas Sul, Norte e Oeste seriam órgãos, veias e artérias. “O Centro precisa bater para que a cidade viva”, explica. “Por relações de poder econômico, o Centro está cada vez mais deserto, as pessoas não querem morar mais aqui. Por isso, precisamos nos apropriar desse território e viver a cidade”, diz ele ao justificar a realização do evento, que pretende chamar atenção do poder público e estimular empreendedores a apostar na região.

No hotel, diversas ações vão ocorrer em diferentes ambientes. No térreo, haverá venda e exposição de produtos de empreendimentos localizados no Centro. Exibições audiovisuais serão projetadas no terraço da cobertura. DJs, artistas plásticos, arquitetos, urbanistas e militantes pela luta da moradia também participarão do evento.

Confira a programação:

CINEMA
Sessões do curta Tempo Impresso (2011), de Marcos Enrique Lopes, no Terraço da Cobertura, às 19h, 20h30 e 21h30.
Clipe do frevo-canção Pontes Multicores, do cantor e compositor André Aral,  no Terraço da Cobertura, às 18h.

MÚSICA 
DJs Fernando Peres, Marília Cireno, Malusifer e Hugo Nascimento, no térreo, das 17h às 22h

PERFORMANCES
Jack Melo e Bruno Pascal, a partir das 17h, nos banheiros

RODA DE CONVERSA
Arquitetos, urbanistas - incluindo César Barros, arquiteto coordenador de curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Guararapes - e integrantes da Ocupação Marielle Franco, realizada em um prédio na Praça da Independência, vão debater o reavivamento do Centro no saguão do hotel, às 19h

Acompanhe o Viver no Facebook:

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL