Diario de Pernambuco
Busca

Cinema

Daniel de Oliveira interpreta professor acusado de pedofilia em Aos Teus Olhos

Dirigido por Carolina Jabor, filme aborda a vulnerabilidade do cidadão exposto à sanha das redes sociais

Publicado em: 23/04/2018 12:00

O ator mineiro Daniel de Oliveira foi premiado no Festival do Rio por seu papel em Aos teus olhos. Foto: Globo Filmes/divulgação

Com dois filhos em casa “cercados” pela internet, a cineasta Carolina Jabor, de 43 anos, tem receios e sobressaltos comuns a qualquer pai ou mãe. “Não há quase limites ao acesso à rede. Tanta informação, tanta gente interagindo... A não seleção é o que mais me preocupa. Na atualidade, quase tudo é oferta”, afirma ela, ciente da vulnerabilidade do protagonista de seu novo filme: o professor de natação Rubens (Daniel de Oliveira).

Em Aos teus olhos, Rubens se vê às voltas com o linchamento digital quando se espalha a acusação de que beijou a boca do jovem aluno Alex (Luiz Felipe Mello), no vestiário. Não há testemunhas, mas o caso “viraliza” nas redes sociais. No “tribunal da internet”, o professor é tachado de pedófilo.

O tema universal do beijo amaldiçoado lembra um clássico do teatro brasileiro: O beijo no asfalto, de Nelson Rodrigues. Haveria algo da dramaturgia de Nelson no filme de Carolina? “Ele faz parte da minha educação artística, mas no filme não chegamos a olhar para a peça do Nelson, que considero uma grande obra”, comenta a cineasta.

Na verdade, O princípio de Arquimedes, peça do espanhol Josep Maria Miró, e o filme El virus de la por, do diretor catalão Ventura Pons, nutriram o roteiro de Lucas Paraizo, sempre lembrado por seu trabalho em A teia, O caçador e O rebu, séries da TV Globo.

“Pré-julgamentos nas redes sociais são muito perigosos não apenas pela possibilidade de destruir a reputação de uma pessoa. São todos contra um, e você nunca consegue se defender. A maior identificação do público com o filme se deve ao linchamento virtual. Culpadas ou não, as pessoas ocupam sempre o papel de vítima, pelas circunstâncias. São tantos os caminhos da difamação que, pelos rastros da internet, até mesmo a busca da verdade se mostra inviável”, comenta Carolina Jabor.

FESTIVAIS
Em 2017, Aos teus olhos ganhou o prêmio de melhor longa de ficção por votação popular no Festival do Rio, além de levar os troféus de melhor ator (Daniel de Oliveira) e de melhor ator coadjuvante (Marco Rica). Na 41ª Mostra de São Paulo, também no ano passado, o filme conquistou o prêmio de melhor ficção nacional.

A composição do elenco é um dos destaques do longa. “Daniel de Oliveira é um ator extraordinário, que vai do bom moço ao vilão, característica fundamental para a composição de Rubens”, comenta Carolina Jabor.

Por sua vez, Luiz Felipe Mello, de 12 anos, mereceu atenção especial. “Conversamos muito com ele, a mãe e a avó. Além de ser um menino mais velho do que o personagem, o ambiente da produção foi muito profissional. Abordamos bastante com ele o tema central, mas sem trazer cenas que comprometessem”, explica Carolina, revelando que Luiz Felipe planeja ser ator quando crescer.

Assista ao trailer:
 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL