Literatura

Apresentadora do Bake Off Brasil lança livro sobre 'cozinha sem frescura' no Recife

Carol Fiorentino recebe público para noite de autógrafos de Deu bolo, no RioMar

Publicado em: 10/04/2018 09:15 | Atualizado em: 10/04/2018 09:30

Na obra, Carol repassa informações básicas para preparar um bolo perfeito, possibilitando ao leitor improvisar. Foto: Rubens Kato/Divulgação

Uma das celebridades da gastronomia na televisão e na internet, a confeiteira Carol Fiorentino tem 14 anos de experiência na cozinha e ganhou destaque como jurada e apresentadora do Bake Off Brasil, no SBT. No seu primeiro livro de receitas, Deu bolo, que será lançado hoje, às 19h, na Livraria Saraiva do Shopping RioMar, no Pina, ela foge do rebuscado e preza pela simplicidade.

“Quero propor esse retorno para a cozinha. Quando você come um bolo que você fez é diferente de comer o que comprou na padaria. Você sabe o quanto de óleo ou açúcar colocou, e cria consciência de como está se alimentando”, explica a autora, irmã da também apresentadora Isabella Fiorentino.

Na obra, lançada pela editora Planeta (208 páginas), Carol repassa informações básicas para preparar um bolo perfeito. Ela estruturou os capítulos entre massas, recheios e coberturas, possibilitando ao leitor improvisar dentro das possibilidades. A confeiteira quis imprimir uma linguagem direta, simplificando processos complexos e traduzindo termos técnicos, provando que não são necessários utensílios caros ou muita firula para ter sucesso com uma receita. “Os utensílios vieram como facilitadores. As  receitas foram criadas antes de existir tudo isso. Hoje as pessoas tendem a fazer um estardalhaço para algo que pode ser tão fácil”, aponta.

Nomes

Adepta da alimentação saudável, a confeiteira, que foi pupila de Carole Crema, discorda do uso de nomenclaturas de clássicos da confeitaria adaptados. “Um doce de tâmara ou damasco processado e misturado com cacau é delicioso, aparenta um brigadeiro, mas não é brigadeiro. O brigadeiro é feito com leite condensado e chocolate. Nunca fui a favor de nomear uma coisa sendo outra. Existem doces saudáveis maravilhosos, mas as nomenclaturas acabam confundindo”. Carol também está no YouTube, onde divulga novas receitas e suas criações.

2 perguntas

Carol Fiorentino // confeiteira e apresentadora

Porque os programas de culinária dão tão certo?

As pessoas se afastaram da cozinha e, de uma forma ou de outra, os seres humanos se  alimentam o tempo todo. Então, ao assistir aos realities, vem aquela memória de como o processo é prazeroso. Os programas mostram principalmente cozinheiros amadores, a pessoa pensa: se ele consegue fazer, eu também consigo. Para quem não sabe cozinhar, a dica é não começar pelo mais difícil. Tem que começar devagarzinho, para depois tentar uma receita mais elaborada. Tem que treinar. No pior dos casos, não vai ficar bom e, depois, é só tentar de novo.

Como desenvolveu e selecionou as  receitas?

Meu intuito é fazer com que as pessoas voltem a cozinhar. Mostrar um lado da confeitaria fácil, acessível e que é possível bater um bolo na mão, sem precisar de batedeira. O que é mais importante para preparar um bolo? Qual massa usar para combinar com o recheio? Que cobertura é ideal para manter a estrutura do bolo? Também incluí várias substituições, para se ter liberdade de fazer as combinações que quiserem. É muito mais do que um livro de receitas. Mostro as ferramentas certas para você desenvolver e fazer quando quiser,com os ingredientes que preferir e tiver à mão.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL