lançamento

Arte sacra tem registro em catálogo do Maspe

Publicação apresenta mais de duzentas peças do museu

Publicado em: 04/04/2018 16:45 | Atualizado em: 04/04/2018 15:35

Anazuleide Ferreira, Drailton Gomes, Padre Rinaldo Pereira e Iron Araujo Jr. Foto: Nando Chiappetta/DP


Antecipando as comemorações do Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe), que comemora 41 anos no próximo dia 11, ocorreu na noite desta terça-feira (3) o lançamento do primeiro catálogo com parte do seu acervo permanente, que conta com 1.246 peças catalogadas. A publicação, organizada pelo diretor do museu, padre Rinaldo Pereira, e pelos historiadores Iron Mendes de Araújo Jr. e Anazuleide Ferreira, destaca obras dos séculos 17 ao 20, em diversas tipologias e estilos, como o barroco e o rococó.

De acordo com o padre Rinaldo, há planos para uma continuação do catálogo com as obras de arte popular religiosa, que ficaram de fora. "O acervo do Maspe é composto por arte sacra e arte popular religiosa. Escolhemos o acervo de arte sacra, por já ultrapassar duzentas peças, senão teríamos que fazer um catálogo maior do que o esperado", explica.

Para Iron Mendes de Araújo Jr., o livro tem como objetivo resgatar parte da identidade cultural. "O catálogo apresenta a importância do cristianismo, do catolicismo e da contribuição que a religião católica tem para o desenvolvimento da arte em nosso país. A ideia é que novos catálogos surjam e que novas peças sejam agregadas, transmitindo a beleza da arte sacra pernambucana e brasileira de uma forma geral", diz Iron.

As imagens foram feitas sob a ótica do fotógrafo Drailton Gomes. "A fotografia está sendo muito colocada, de modo particular, na igreja, como uma forma de educação religiosa e cultural. Essa é uma grande proposta do museu, levar a cultura sacra para as pessoas, tornando as obras mais acessíveis", conta Drailton. A historiadora do Maspe, Anazuleide Ferreira, contou que o processo de construção do catálogo durou um ano e meio. "Foi um trabalho minucioso, no qual selecionamos as obras pelo estado de conservação, pela importância do material, pela idade e por grupos de santos homens, santas mulheres, toda a arte representativa de Cristo, anjos e arcanjos", diz Anazuleide.

O livro tem apoio cultural da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e estará disponível a partir de hoje, por R$ 80, no Museu de Arte Sacra de Pernambuco, na Igreja Madre de Deus e na Igreja de São Pedro. A renda será revertida para restaurar as peças do museu que estão mais deterioradas.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL