Diario de Pernambuco
Busca

crime

Seguida por 2,8 milhões, Um Sábado Qualquer é excluída do Facebook por hackers

Carlos Ruas é administrador da página há oito anos

Publicado em: 28/03/2018 16:45

Ele publicou um vídeo em que pede ajuda para recuperar a conta. Foto: Facebook/Reprodução


O designer Carlos Ruas, administrador da página Um sábado qualquer, no Facebook, foi vítima de "hackers" mal-intencionados. Em um vídeo postado em seu perfil na rede social, ele explica que sua página voltada para quadrinhos foi roubada por um perfil falso com o nome de Abigail Thomas, que inicialmente o procurou para comprar a página. O designer negou o pedido e a pessoa por trás do perfil então perguntou se poderia publicar anúncios, o que fez com que Carlos desconfiasse. "Falei 'olha, depende do que seja o seu conteúdo'. Eu precisava analisar para ver se era próprio para colocar na minha página", disse.

Segundo Carlos, a pessoa enviou um link de um serviço que, aparentemente, era próprio do Facebook. Para aceitar a parceria, o administrador da página teria que fazer uma espécie de assinatura. "Ela perguntou se eu estava cadastrado no Facebook Instant Articles. Como eu não sabia o que era isso, pesquisei e tudo indicava que era mesmo uma nova tecnologia para anunciantes em páginas. Procedia o que ela falava", explica. 

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

Para não restar dúvidas quanto a existência de Abigail Thomas, Carlos conversou com pessoas que estavam na lista de amigos dela e verificou se o site era seguro ou não. Depois disso, o designer resolveu ceder e fez o cadastro. "Foi aí que os problemas começaram a aparecer. O perfil dela sumiu e a minha página só teve mais cinco minutos de vida. É um sentimento de frustração e impotência", conta. Carlos Ruas ainda criticou a forma de contato com o Facebook e disse que "qualquer ajuda é bem-vinda" para recuperar a página.

No dia seguinte ao vídeo, Carlos voltou a publicar no Facebook com boas notícias. "O barulho funcionou. O Facebook entrou em contato comigo e estamos juntos tentando retomar a página. É necessário alguns documentos burocráticos pra isso, mas eu já estou correndo atrás deles". Até a tarde desta quarta-feira (28), a página Um sábado qualquer ainda não tinha sido recuperada.

Acompanhe o Viver no Facebook:

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL