Diario de Pernambuco
Busca

Televisão

National Geographic homenageia Dia da Mulher com filme sobre mergulhadoras

Documentário de Lygia Barbosa conta a história de mulheres que se arriscam no mar para sustentar a família

Publicado em: 01/03/2018 10:20 | Atualizado em: 01/03/2018 12:43

Documentário busca homenagear a força feminina e a tradição milenar coreana. Foto: Luciano Candisani/Divulgação

No Dia Internacional da Mulher (8), o canal National Geographic vai homenagear a força feminina com o documentário Haenyeo: A força do mar. A produção acompanha o olhar do fotógrafo brasileiro Luciano Candisani na busca por entender o cotidiano das mulheres da ilha de Jeju, na Coreia do Sul. No longa, é possível entrar na intimidade das haenyeos, mulheres que mergulham apenas com o ar dos pulmões para colher frutos do mar e, assim, conseguir sustentar seus filhos.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

A cultura das haenyeos é reconhecida como patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco, mas, apesar de ser uma tradição, está entrando em declínio com o envelhecimento das mergulhadoras existentes e o não ingresso das jovens mulheres. O documentário une fotografia e cinema em uma poesia visual para tratar temas como tradição, cultura, longevidade, pertencimento e força feminina.

"Certo dia, eu estava com uma haenyeo no mar e as ondas quebravam forte no costão. Sofri para sair da água. Eu me cortei nas pedras vulcânicas e afiadas. Aquela senhora, porém, soube entender as ondas, o vento e as pedras e simplesmente saiu andando com elegância absoluta por uma passagem segura na encosta. Ou seja, a força está na sabedoria, não nos músculos", relata Candisani em nota. O documentário será exibido às 20h15, em 8 de março, no canal National Geographic.

Acompanhe o Viver no Facebook: 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL