Diario de Pernambuco
Busca

Fotografia

Memórias de vítimas da ditadura militar em Pernambuco são resgatadas em livro de fotos

Conteúdo da publicação está disponível também para download gratuito em site do projeto

Publicado em: 20/03/2018 19:45 | Atualizado em: 20/03/2018 19:09

Fotógrafo por hobby, o cientista político Diego Di Niglio assina os ensaios presentes na publicação. Foto: Diego Di Niglio/Divulgação

"Pareciam imagens de 1964", diz o cientista político e fotógrafo Diego Di Niglio, sobre o desfecho violento do protesto de professores da rede pública em frente à Câmara Municipal de São Paulo, na quarta-feira passada, quando servidores foram agredidos por guardas da Polícia Militar. O ocorrido é um dos paralelos que o pesquisador enxerga entre o momento atual e o passado recente do país, na ditadura militar. O período de repressão política é tema do fotolivro P14311, que será lançado hoje, às 18h30, no Arquivo Público Estadual de Pernambuco (Rua Imperador Pedro Segundo, 371, Santo Antônio).

Siga o Viver no Instagram

Di Niglio cita outros acontecimentos recentes no Brasil que guardam similaridades com ocorrências dos anos de chumbo, como a execução da vereadora Marielle Franco e a intervenção federal no Rio de Janeiro. "São práticas que nunca acabaram", diz, sobre episódios que parecem estranhos à democracia. Outro aspecto importante sobre reavivar o debate sobre a ditadura militar, acredita o fotógrafo, é evitar que o esquecimento das memórias individuais e criar conexões entre gerações mais novas e as antigas. A obra registra as histórias de 25 vítimas de perseguição política, prisão ou tortura durante o período.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre


O ensaio conta com aproximadamente cem imagens, incluindo o registro de prontuários do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) do Recife. A pesquisa e produção das fotos foram realizadas entre 2014 e 2017, nas cidades de Recife, Olinda e Vitória de Santo Antão (no antigo Engenho Galileia, sede da primeira Liga Camponesa do Nordeste). O livro reúne fotos feitas por Di Niglio e textos assinados pelo historiador Pablo Francisco Porfírio, mesclando biografia dos personagens e memórias pessoais fornecidos por depoimentos.

Viabilizado com incentivo do Funcultura, o livro tem tiragem de mil exemplares, sendo 600 para distribuição gratuita - cem deles serão oferecidos no lançamento, e o restante tem como destino escolas, universidades, ONGs, comissões estaduais da Memória e Verdade, entre outras organizações. Os pontos de venda das demais cópias ainda não foram definidos, mas o conteúdo pode ser baixado gratuitamente, no formato PDF, pelo site p14311.org.

Acompanhe o Viver no Facebook:

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL