Diario de Pernambuco
Busca

Televisão

Governo muda censura da novela bíblica Apocalipse por causa de 'crueldade'

É a segunda vez que a RecordTV é alertada sobre as cenas exibidas

Publicado em: 21/03/2018 17:16 | Atualizado em: 21/03/2018 17:16

As cenas começaram a ser exibidas quando a novela entrou na nova fase "arrebatamento". Foto: RecordTV/Divulgação


O Ministério da Justiça decidiu reclassificar a novela bíblica Apocalipse, da RecordTV. A determinação da nova idade mínima para o folhetim foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (21). De acordo com o órgão, foi feita uma análise da novela em que foram constatadas cenas com "morte intencional, mutilação e crueldade", todas incompatíveis com a autoclassificação sugerida. A trama, escrita por Vivian de Oliveira, passa de "não recomendada para menores de 12 anos" para "não recomendada para menores de 14 anos".

A RecordTV já havia sido notificada, em dezembro do ano passado, sobre os "conteúdos inadequados" para o público menor de 12 anos. Na época, a emissora fez as alterações necessárias e o selo foi mantido, porém, outros conteúdos apresentados não se adequaram à classificação atribuída, fazendo com que o órgão a notificasse novamente. As cenas em questão começaram a ser exibidas quando a novela entrou em nova fase, chamada de "arrebatamento", mostrando indícios do fim do mundo. O canal do bispo Edir Macedo tem até cinco dias para mudar a classificação indicativa de Apocalipse.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre 

Este não é o primeiro caso de reclassificação indicativa que a Record enfrenta. No ano passado, duas novelas da emissora também foram analisadas pela justiça e tiveram que mudar os selos de faixa etária. A novela Belaventura, de Gustavo Reiz, era destinada para maiores de 10 anos e teve que ser reclassificada para maiores de 12 por apresentar "morte intencional, ato violento, presença de sangue, lesão corporal, pena de morte e tortura". O mesmo ocorreu com Vidas em jogo quando foi reprisada no horário vespertino. A produção também mudou o selo de 10 para o de 12 anos.

Acompanhe o Viver no Facebook: 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL