Diario de Pernambuco
Busca

Cinema

Filme sobre surgimento da psicanálise é exibido e debatido no Recife

Jornada da Alma, do diretor italiano Roberto Faenza, será discutido com presença de crítico de cinema e psicanalista

Publicado em: 16/03/2018 21:47

Jornada da Alma é um filme do diretor italiano Roberto Faenza. Foto: Reprodução da Internet

O filme Jornada da alma (2002), do diretor italiano Roberto Faenza, será exibido e discutido na Associação Médica de Pernambuco (Praça Osvaldo Cruz, 393, Boa Vista) neste sábado (17), às 16h. O longa-metragem aborda a trajetória de Sabina (Emilia Fox), uma russa de 19 anos que sofre de histeria e acaba sendo internada em um hospital psiquiátrico na Suiça. Na história, o médico Carl Gustav Jung (Iain Glen) aproveita do caso para aplicar as teorias de Sigmund Freud pela primeira vez. A entrada é gratuita.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

Após a sessão, haverá uma discussão sobre o longa-metragem com o crítico de cinema e professor da UNICAP Alexandre Figueirôa e o psicanalista Alirio Dantas Jr. O encontro, que mescla debates sobre audiovisual com temáticas da saúde, costuma ser realizado na Associação Médica de Pernambuco esporadicamente. 


Em Jornada da alma, a cura da paciente acaba sendo acompanhada por um relacionamento amoroso com o médico. Depois de alguns anos, Sabine volta para a Rússia e também se torna psicanalista, montando a primeira creche que usa as ideias de Freud com crianças. Após 20 anos, pesquisadores resgatam sua trajetória.

Acompanhe o Viver no Facebook:

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL