Música
Clipe de MC Loma e Gêmeas Lacração é acusado de racismo
Passinho do japonês é criticado por "estereotipar" orientais
Por: Viver/Diario
Publicado em: 22/03/2018 21:28
![]() |
Siga o Viver no Instagram
As críticas reprovam o fato de as pernambucanas esticarem os olhos para ficar "parecidas" com japoneses e de usarem roupas cuja estética faz referência a trajes orientais. A letra também tem termos como "arigatô" (rimado com "popô") e é acompanhada por pessoas de descendência japonesa. O vídeo já registra mais de 8,5 milhões de visualizações no canal da Start Music no YouTube.
Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre
Enquanto parte dos críticos enxergou no conjunto da obra uma estereotipação da cultura japonesa, houve quem retirasse a culpa da pernambucana por se tratar de uma adolescente - Loma tem 15 anos de idade - e creditasse aos produtores do clipe - a música também é assinada, no YouTube, por DJ Kelvinho. "Esse tipo de conteúdo é prejudicial porque ensina que está tudo bem fazer isso", afirmou Cláudio Jundi Sassaki, do canal Os Gaidas, ao portal R7. Ele chegou a gravar um vídeo para comentar o assunto.
Entre os mais de 42 mil comentários feitos sobre o vídeo no YouTube, há declarações de descendentes de japoneses furiosos com o clipe. "Minha vontade é de processar MC Loma por xenofobia. Afinal, está ofendendo a minha cultura e a minha família", escreveu uma internauta. O Viver não conseguiu contato com a assessoria de Loma para tratar das críticas.
Assista ao clipe Passinho do japonês:
Acompanhe o Viver no Facebook:
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS