Artes cênicas

Cênicas Cia. de Repertório estreia 'Terrorismo', peça sobre as pequenas guerras cotidianas

Companhia convidou ator, diretor e produtor Pedro Vilela para ser o encenador da montagem, com temporada a partir deste sábado

Publicado em: 16/03/2018 12:05 | Atualizado em: 16/03/2018 12:13

Elenco de Terrorismo, da esquerda para a direita: Antônio Rodrigues, Raul Elvis, Manuela Costa, Sônia Carvalho, Gustavo Patriota e Monique Nascimento. Crédito: Pedro Vilela/Divulgação

Como uma pedra jogada na água, uma ação aparentemente corriqueira pode ter desdobramentos imprevisíveis. É a partir daí que se estrutura o espetáculo Terrorismo, da Cênicas Cia de Repertório, cuja estreia está marcada para amanhã, às 20h, no Espaço Cênicas. Para esse novo trabalho, o grupo investiu em um diretor convidado: Pedro Vilela, ex-membro do Grupo Magiluth e integrante da TREMA! Plataforma de Teatro. A temporada segue até 8 de abril, com sessões aos sábados, às 20h, e domingos, às 18h.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

O espetáculo, segundo o encenador, aborda, no palco, tanto uma visão macroscópica do que seria o terror quanto uma visão mais cotidiana: os embates do dia-a-dia no trabalho, nos relacionamentos, tudo costurado a partir de uma mala suspeita deixada em um aeroporto. A partir daí, as cenas da peça, aparentemente independentes uma da outra, passam a fazer parte de um painel mais amplo à medida que o tempo passa. “Decidimos trabalhar com a dramaturgia dos irmãos Presniakov como ponto de partida e terminamos construindo algo que tinha a identidade do Cênicas”, aponta Pedro.

As cenas, aparentemente fragmentadas, mostram personagens que estão nesse aeroporto e fora dele: homens de negócios aguardando a abertura do terminal, duas senhoras conversando sobre a vida e a morte, policiais do esquadrão antiterrorismo que falam das vítimas mortas, uma mulher e seu amante e uma pessoa que deseja se matar.

Esta é a terceira vez na qual o grupo, com 17 anos de existência, trabalha com diretores convidados. A peça tem seis atores: Antônio Rodrigues, Gustavo Patriota, Monique Nascimento, Manuela Costa, Raul Elvis e Sônia Carvalho. Os dois integrantes restantes do coletivo, Álcio Lins e Rogério Wanderley, são responsáveis, respectivamente, pelo figurino e pela operação de luz. “Essa é uma experiência muito diferente, apesar de sempre ter trabalhado com coletivos. É a primeira vez que volto a um ambiente como esse após o Magiluth. O grande aprendizado desse processo todo é constatar a impossibilidade de reduzir uma obra ao artista responsável por ela. Outras forças agem ao longo dessa feitura. É preciso estar em um diálogo constante com os avanços e recuos”.

Fundador do Cênicas e um dos atores do elenco, Toni Rodrigues também ressalta a singularidade dessa peça com relação à história do coletivo. A última produção do grupo com todo o elenco foi Salmo 91, de 2015. “Tivemos diretores convidados em 2006 e 2010 e cada encenador convidado é um novo ciclo aberto dentro de nossa metodologia de trabalho. Sempre admiramos a linguagem desenvolvida por Pedro e essa é uma montagem diferente de tudo o que já fizemos. O terrorismo no mundo é um mote para abordarmos, com humor ácido e ironia, situações do dia-a-dia”.

SERVIÇO
Terrorismo, do Cênicas Cia. de Repertório
Quando: De amanhã (17) a 8 de abril (sábados, às 20h e domingos, às 18h)
Onde: Espaço Cênicas - Rua Marquês de Olinda, 199, Bairro do Recife - entrada pela rua Vigário Tenório
Ingresso: R$ 30 e R$ 15 (meia)
Informações: 99609-3838

Acompanhe o Viver no Facebook:

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL