Diario de Pernambuco
Busca

Drag Queens

As rainhas da televisão

Drag queens deixam a posição de coadjuvantes para assumir o comando de programas de TV no Brasil e no mundo

Publicado em: 17/03/2018 13:58 | Atualizado em: 20/08/2018 16:35

Foto: E! Entertainment/Divulgacao
A transformação que se vê na aparência repercute nas telas quando o assunto são as drag queens. Quem assistia às performances dos chamados “transformistas” no saudoso Show de Calouros, de Silvio Santos, na década de 1980, dificilmente iria prever que essa expressão artística viraria tendência no mundo. Hoje, as drags vêm ganhando cada vez mais espaço na mídia, seja em programas de televisão ou com a ascensão de ícones LGBT no YouTube. Pabllo Vittar, Gloria Groove, Penelopy Jean e Silvetty Montilla são apenas alguns dos nomes que ajudam no empoderamento desses artistas. “O autoconhecimento e a autoaceitação são a base de tudo”, destaca o mineiro Renato Ricci, de 30 anos, que dá vida a Penelopy Jean, apresentadora do reality show Drag me as a queen - Uma diva dentro de mim.

O programa - maior audiência do canal E! Entertainment - é o primeiro apresentado por drags na América Latina. Dividem o comando da atração com Penelopy as drags Rita Von Hunty e Ikaro Kadoshi, que ajudam mulheres a melhorar a própria autoestima. “Isso é histórico. Não somos apenas três homens cis [identificados com o gênero de nascimento] vestidos de mulher. Somos três seres humanos com histórias de vida difíceis. O fundamental é desmistificar a arte drag, que ainda é considerada um ‘tabu’ por muita gente”.

Intimamente ligada aos palcos teatrais, a performance ainda é alvo de preconceito. “Fazer drag é quebrar regras. Entender que elas são apenas convenções sociais e, ao mesmo tempo que foram postas, também podem ser desconstruídas”, comenta Guilherme Terreri, 27 anos, que interpreta Rita Von Hunty. Segundo o ator, os desafios são diários e sempre há alguma descoberta, mas tudo isso é animador: “No início, o meu conhecimento era totalmente paliativo. Para a maquiagem, era um desafio transformar as feições de um homem nas de uma mulher. Todo trabalho artístico quando deixa de ser difícil está morto”.

Ambas as estrelas do reality afirmam ter recorrido a tutoriais no YouTube para aprender algumas técnicas essenciais da make. No caso de Penelopy, até a própria plataforma foi um recurso utilizado para “brilhar”, já que criou um canal para falar diretamente com o público. Hoje, a página conta com mais de 60 mil seguidores e cerca de 120 vídeos, alguns deles tutoriais.

Do online para às telas. Foi o rumo que a carreira de Penelopy seguiu. Hoje conhecida pela incrível semelhança com a cantora norte-americana Lady Gaga quando montada, ela afirma que nem sempre foi assim: “É um trabalho que requer muito estudo, investimento e garra”. Natural de Minas Gerais, nasceu como artista nas noites paulistanas há seis anos, tocando em festas LGBT. Nos eventos, além das maquiagens e looks chamativos, Penelopy entretém o público como DJ e, neste sábado, aporta no Recife pela primeira vez, como atração principal da festa Carola Pop Devotion - conhecida por exaltar a cultura das drags - no Espaço Almirante.

Serviço

Carola Pop Devotion, com Penelopy Jean
Quando: neste sábado, às 23h
Onde: Espaço Almirante (antigo Vapor 48), Cais das Cinco Pontas
Quanto: ingressos a partir de R$ 75 (open bar)
Informações: 99102-5777

Onde assistir 

Penelopy Jean e Rita Von Hunt
Drag me as a queen - E! Entertainment, segundas, às 22h

Jurema Fox
Agora é hora - TV Clube, de segunda a sexta, às 14h10, e sábados, às 13h

Joelma Fox
Tribuna Show - TV Tribuna, de segunda a sexta, às 14h10

Cinderela
Papeiro da Cinderela - TV Jornal, de segunda a sexta, às 13h35

Silvetty Montilla
Espuma com Montilla - YouTube

Pangina Heals
Drag Race Thailand - YouTube

Ru Paul
Ru Paul's Drag Race - Netflix

Pabllo Vittar
Prazer, Pabllo Vittar - a partir de  1º de maio, no Multishow
TAGS: drag | queens | tv | entretenimento |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL