Diario de Pernambuco
Busca

Cinema

Universo excêntrico de Wes Anderson abre um Festival de Berlim marcado pelo #MeToo

Dezenove filmes disputarão o Urso de Ouro, que será anunciado em 24 de fevereiro

Por: AFP

Publicado em: 15/02/2018 15:25 | Atualizado em: 15/02/2018 19:06

Cartazes dos filmes que serão exibidos no Festival de Berlim. Foto: John MacDougall/AFP

O americano Wes Anderson, criador de um universo inconfundível, apresentará nesta quinta-feira (15) na Berlinale seu segundo filme de animação, Ilha de cachorros, que marcará o início de um festival sacudido pelas consequências do movimento #MeToo. Primeiro festival europeu desde a explosão do escândalo sobre o produtor americano Harvey Weinstein, acusado de abusos sexuais, e do surgimento da campanha #MeToo, a Berlinale informou que trabalhará para promover a igualdade e o respeito às mulheres na indústria do cinema. 

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre 

O diretor do festival, Dieter Kosslick, anunciou que descartou filmes que tinham diretores, atores ou pessoas ligadas à produção alvos de acusações confiáveis de abusos sexuais. Mas na véspera do início do festival, uma atriz sul-coreana, que pediu anonimato, criticou a Berlinale por ter convidado o cineasta Kim Ki-Duk e seu filme Human, space, time, and human. Ela acusou o diretor de agressão e de tê-la obrigado a rodar cenas de sexo improvisadas quando trabalhava em um de seus filmes. A Berlinale informou que aguarda "informações detalhadas". 

Um fórum sobre a igualdade acontecerá durante o festival, que selecionou quatro filmes dirigidos por mulheres para disputar o Urso de Ouro. "Não e muito, mas é alguma coisa", admitiu Kosslick. Ilha de cachorros de Anderson, diretor de filmes como O grande hotel budapeste e Os excêntricos tenenbaums, abrirá o evento, que deve exibir quase 400 filmes em 11 dias. Os atores Bryan Cranston, Bill Murray, Jeff Goldblum e Greta Gerwig, que dublam os cachorros do filme, são aguardados no tapete vermelho. 

O longa-metragem narra as aventuras de um menino, Atari, que busca seu fiel companheiro Spots, colocado em quarentena em uma ilha japonesa por uma epidemia de gripe canina. Esta é quarta vez que Anderson disputa o Urso de Ouro, que será definido por um júri presidido pelo cineasta alemão Tom Tykwer.

Filmes brasileiros

Gus van Sant apresentará Don't worry, he won't get far on foot, no qual Joaquin Phoenix interpreta um tetraplégico alcoólatra. Damsel, apresentado como um western feminista, é protagonizado por Robert Pattinson e Mia Wasikowska. Fora de competição, o brasileiro José Padilha (Tropa de elite, que venceu o Urso de Ouro em 2008) apresentará 7 Dias em entebbe, uma coprodução EUA-Inglaterra sobre a operação israelense para libertar os reféns de um avião sequestrado pela Organização para a Libertação da Palestina em 1976.

O documentário O processo, da brasileira Maria Augusta Ramos, que disputa a mostra paralela Panorama, acompanha o processo que resultou na destituição da ex-presidente Dilma Rousseff em 2016, do ponto de
vista da defesa.

Acompanhe o Viver no Facebook: 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL