Diario de Pernambuco
Busca

Cinema

Saiba quais foram os filmes premiados na primeira edição do Oscar, em 1929

Prêmio, que chega à 90ª edição no próximo domingo, foi entregue pela primeira vez em 1929

Publicado em: 27/02/2018 17:18 | Atualizado em: 27/02/2018 18:34

A primeira cerimônia do Oscar foi acompanhada por 270 pessoas que estavam em um salão do Hollywood Roosevelt Hotel, em Los Angeles (EUA). Foto: Divulgação/Oscars


Falta menos de uma semana para a cerimônia de entrega do Oscar. Neste ano, o prêmio - considerado a honraria máxima do cinema - chega à 90ª edição. A primeira cerimônia do Oscar ocorreu em uma quinta-feira, 16 de maio de 1929, e contemplou filmes lançados entre agosto de 1927 e agosto de 1928. O evento foi bem diferente do que é realizado atualmente. De acordo com o jornal britânico Metro, a cerimônia durou apenas 15 minutos e, sem transmissão de rádio ou TV, foi acompanhada apenas pelas 270 pessoas que estavam em um salão do Hollywood Roosevelt Hotel, em Los Angeles (EUA). O que não foi exatamente um problema, já que os vencedores haviam sido anunciados três meses antes.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre 

A edição inaugural do Oscar teve 12 categorias. A principal delas - que mais tarde viria a ser a de Melhor Filme - foi vencida por Asas (Wings), que também levou uma estatueta na categoria Melhores Efeitos de Engenharia. Os outros grandes vencedores da noite foram Aurora (Sunrise) e Sétimo céu (7th heaven). O primeiro venceu nas categorias Melhor Fotografia e Melhor Produção Artística (categoria que deixou de existir no ano seguinte, mas foi tida como uma das principais da primeira cerimônia).

O segundo faturou os prêmios de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Diretor em Filme de Drama. Outra diferença em relação à premiação atual é que os atores foram contemplados por suas atuações em mais de uma obra. O Melhor Ator, Emil Jannings, esteve em A última ordem (The last command) e Tentação da carne (The way of all flesh). Já a Melhor Atriz, Janet Gaynor atuou em Sétimo céu, Aurora e O anjo das ruas.

Vencedores dos prêmios de Melhor Diretor: Frank Borzage(esq.) e Lewis Milestone (dir.). Foto: Divulgação/Oscars


Os demais premiados foram William Cameron Menzies (Melhor Direção de Arte por The Dove e A tempestade), Lewis Milestone (Melhor Direção em Filme de Comédia, por Dois cavaleiros árabes), Underworld (Melhor Roteiro Original) e The red mill (Melhor Título - categoria que também deixou de existir no ano seguinte). A Academia ainda entregou dois prêmios honorários para Charlie Chaplin (por O circo) e para a Warner Bros. (por O cantor de jazz).
 
Confira os trailers de Asas e Aurora:





Acompanhe o Viver no Facebook: 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL