Diario de Pernambuco
Busca

Televisão

Machismo e representatividade feminina no cinema são temas de série de TV

Na Direção Delas é exibido às quartas-feiras, às 23h15, na TV Brasil

Publicado em: 28/02/2018 18:00 | Atualizado em: 28/02/2018 17:22

TV Brasil exibirá 13 episódios da série. Foto: TV Brasil/Divulgação


Criada há dois anos e exibida na TVU, a série documental Na direção delas é mais que pertinente no momento atual. O programa discute empoderamento feminino e busca impulsionar a produção audiovisual independente a partir da exibição de entrevistas e filmes dirigidos por mulheres. Diante das denúncias de assédio em Hollywood e do debate sobre representatividade da mulher no setor, a atração despertou o interesse da TV Brasil, que passou a exibi-la às quartas-feiras, às 23h15. No episódio desta quarta-feira, a convidada é a diretora Adelina Pontual, que exibe O retrato.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

Na direção delas é apresentado por Nínive Caldas. Na TVU, as primeira e segunda temporadas já foram transmitidas. A terceira está em fase de gravação. Cada uma possui dez episódios. O programa fala sobre a representatividade das mulheres no setor audiovisual, relembrando as pioneiras no cinema, e trata de assuntos relacionados ao tema, como o machismo no setor. Tema que desencadeou campanhas como Time’s up e MeToo, assédio deve ser um dos assuntos abordados na próxima leva de edições.

"O programa fala sobre o processo criativo das diretoras, um pouco de ser mulher enquanto cineasta", conta a apresentadora. Para ela, o momento é propício para a série, marcada pela variedade temática. "O engajamento feminino se tornou um assunto mundial. É uma questão que está sendo tratada no Oscar, por exemplo. As mulheres estão se manifestando de todas as formas possíveis", complementa. A atração estreou na TV Brasil no último dia 19 de fevereiro, como parte da nova grade da emissora.

Com direção de Helder Vieira, produção de Leonardo Klück e coordenação de Clara Angélica, o programa exibe, semanalmente, uma entrevista com uma diretora e um curta-metragem da obra da convidada. Ficará na grade da emissora até junho.

Acompanhe o Viver no Facebook:

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL