Carnaval 2018

Frevos clássicos ganham versão para ensinar 'a não ser babaca no carnaval'

Manuais estão disponíveis em versão digital e também serão distribuídos durante o carnaval

Publicado em: 05/02/2018 15:06 | Atualizado em: 05/02/2018 16:38

A iniciativa busca desconstruir comportamentos machistas nos foliões. Foto: Prefeitura do Recife/Divulgação


Clássicos frevos pernambucanos são o mote para a terceira edição do manual Como não ser um babaca no carnaval, criado pela Prefeitura do Recife (PCR). As primeiras versões foram lançadas em 2016 e 2017. No material, que foi lançado na versão digital e também será distribuído durante a folia, são dadas indicações que os brincantes não cometam assédio ou violência de gênero.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

As 14 ilustrações desenvolvidas pela equipe do Gabinete de Imprensa - Gerência de Presença Digital da PCR, em parceria com a Secretaria da Mulher buscam desconstruir comportamentos machistas, muito presentes durante o carnaval e na sociedade como um todo. "Ao invés de 'pegador' ou 'machão', a campanha apresenta o homem assediador ou violento como inadequado, 'sem noção', ou até criminoso", defende a campanha.

Clareana Arôxa, Elisa Andrade Lima e Heitor Pontes são os responsáveis por desenvolver o material. Desta vez, o "protagonista" do bem-humorado manual é o Zé Mamão. "'Mamão' é uma gíria local que significa "babaca", "bobão". O "Zé Mamão" faz tudo errado, e o manual o 'ajuda' a rever seu comportamento, dando dicas sobre como se portar da maneira correta com as mulheres", explica o material oficial. 

Durante o carnaval, a Central da Mulher vai estar na Rua do Observatório, no Bairro do Recife, oferecendo orientações e atendimentos a mulheres em situação de violência. Em caso de dúvidas, o "Liga, Mulher" estará disponível através do número 0800 281 0107.

Confira as imagens do manual Como não ser um babaca no carnaval:



























Acompanhe o Viver no Facebook: 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL