Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

Apresentação

Evento de música no Recife Antigo terá shows gratuitos de Chico César, Bulldozer e Nômade Orquestra

Programação do Porto Musical inclui seminários, conferências, rodadas de negócios e oficina de criação

Publicado em: 01/02/2018 19:51

Atrações vão se apresentar gratuitamente no Recife Antigo. Foto: Porto Musical/divulgação

Prestes a dar início ao principal evento do calendário cultural pernambucano, em meio a ensaios de maracatu, acertos de marcha e prévias carnavalescas, o epicentro da folia recifense abre espaço para falar de negócios. De quinta-feira a sábado (1º a 3/2), discussões sobre o mercado da música local e nacional serão o fio condutor da oitava edição do Porto Musical, cuja programação inclui seminários, conferências, rodadas de negócios e oficina de criação. 

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre 

Participam dos encontros – nos teatros Apolo e Hermilo Borba Filho - artistas, produtores, responsáveis por casas de shows e festivais, donos de selos. Eles vão discutir assuntos como distribuição de discos, arrecadação de direitos autorais, Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura e gerenciamento de festivais de música. Inscrições custam R$ 200 e podem ser feitas pelo site portomusical.com.br. 

Paralelamente, o evento oferece uma série de shows gratuitos no Paço do Frevo, durante o dia, e na Praça do Arsenal, sempre a partir das 19h. Na programação, artistas pernambucanos como Isadora Melo, Almério, Barro, Sofia Freire, Mestre Galo Preto, Eddie e Jr. Black. De fora do estado, a grade contará com nomes como o paraibano Chico César, a carioca radicada na França Fláva Coelho, a paulistana Nômade Orquestra e os colombianos da Bulldozer. 

[DESTAQUES

Bulldozer
Pela primeira vez no Brasil, o trio colombiano toca uma combinação de beats eletrônicos com salsa, funk, cumbia, pop e rock. Entre as muitas influências, estão James Brown, Nirvana, Parliament Funkadelic e Nine Inch Nails. É formado por e Sandro Londoño (bateria e voz), Fabián Morales (guitarra, voz, beats e synths) e Adela Espitia (voz e percussão).

Nômade Orquestra
Em atividade há cinco anos, o grupo instrumental de São Paulo tem influências do funk, jazz, dub, rock e afrobeat. Já se apresentou em festivais internacionais como Womex Word Music Expo (Espanha), Jazz ao Centro (Portugal), Womad World Music Festival (Inglaterra) e B Jazz Festival (Alemanha). Tem dois discos lançados, Nômade Orquestra (2012) e Entre mundos (2017). 

IFÁ
O grupo instrumental baiano criado em 2013 – cujo nome faz referência à junção entre Ijexá, funk e afrobeat – aposta em um repertório autoral inspirado na diversidade musical de matriz africana, sem deixar de manter um diálogo com a sonoridade da Bahia de hoje. A banda acredita no uso da música como um elo histórico entre culturas negras. 


[SHOWS

QUINTA-FEIRA

PRAÇA DO ARSENAL 
A partir das 19h - Som da Rural convida Zeca do Rolete; Isadora Melo; Renata Rosa; Jr. Black; Mestre Galo Preto; Ifá (Bahia) 

SEXTA-FEIRA

PAÇO DO FREVO 
13h - Amaro Freitas 

PRAÇA DO ARSENAL 
A partir das 19h - Som da Rural convida MC Ririca; Flavia Coelho; Almério; Barro; Tássia Reis (SP); Eddie

SÁBADO 

PRAÇA DO ARSENAL 
A partir das 19h - Som da Rural convida Edgar (SP); Sofia Freire; Bulldozer (Colômbia); Nomade Orquestra (SP); O Quadro (BA); Chico César (PB)

Acompanhe o Viver no Facebook:

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Rhaldney Santos entrevista Armando Sérgio (Avante)
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #179 - Coração dos vertebrados
De 1 a 5 : Cuidados com a luz são essenciais na rotina do trabalho remoto
Candidatos têm características das mais distintas, mas estão longe de representar os grupos sociais
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco