Diario de Pernambuco
Busca

Racismo

Blogueira 'se fantasia de escravo' e causa indignação no Baile da Vogue

Tata Estaniecki recebeu uma série de críticas e apagou todo o conteúdo da festa de suas redes sociais

Publicado em: 02/02/2018 13:50

Durante a festa, ela chegou a gravar um vídeo se desculpando. Foto: Instagram/Reprodução

A youtuber Tata Estaniecki foi criticada nas redes sociais por usar uma fantasia que, segundo ela, tinha um acessório no rosto "em homenagem aos escravos". Internautas afirmaram que a escolha da blogueira foi racista e que ela estava homenageando uma forma de tortura - o adorno lembrava uma espécie de máscara que envolvia a cabeça de escravos impedindo que se alimentassem. Em um vídeo publicado no Instagram Stories, que foi apagado, Tata se desculpou pelo look. "Estou vendo alguns comentários nas minhas fotos, nunca quis ofender ninguém, peço desculpas se interpretaram por esse lado", disse. 

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre 

O fato ocorreu nesta quinta-feira (1º), em São Paulo, no tradicional baile de carnaval da revista Vogue. O evento reúne os maiores fashionistas do país, todos usando trajes de gala com toques carnavalescos. Na edição deste ano, o tema foi Divino, Maravilhoso e convocou os convidados a fazerem uma homenagem ao Brasil. Todo o conteúdo do Baile da Vogue foi apagado do perfil de Tata no Instagram.

A reação diante da fantasia escolhida pela digital influencer foi forte nas redes sociais: "quando um branco usa uma fantasia pra homenagear a escravidão em um baile cujo o tema é 'maravilhas do Brasil' ele não tá homenageando os escravos, tá homenageando o racismo, tá rindo em cima do sofrimento dos seres humanos que foram tratados como sujos", disse uma usuária do Twitter. 

Veja o vídeo da blogueira se desculpando:




Acompanhe o Viver no Facebook: 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL