Música

Radiohead processa Lana Del Rey por plágio

Cantora disse ter oferecido 40% dos lucros, mas a banda não aceitou

Publicado em: 08/01/2018 13:37

Cantora ofereceu 40% dos lucros da canção, mas proposta foi recusada. Fotos: YouTube/Reprodução

Lana Del Rey confirmou, por meio de uma publicação em seu Twitter, que está sendo processada pela banda Radiohead por supostamente copiar a música Creep, lançada pelos britânicos no disco Pablo honey, de 1993. A música em questão é Get free, presente no último álbum da cantora, Lust for life, lançado em 2017. 

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

"O processo é verdade. Apesar de eu saber que minha música não foi inspirada em Creep, o Radiohead sente que foi e quer 100% dos direitos de publicação", escreveu a norte-americana em seu perfil. "Eu ofereci 40% do lucro dos últimos meses mas eles só aceitam 100. Seus advogados são incansáveis, então eu tratarei disso em julgamento", explicou.

Vale lembrar que, no ano passado, o Radiohead foi processado por plágio justamente pela música Creep. À época, a canção foi comparada à The air that I breath, da banda The Hollies, lançada em 1974. Após um acordo, os compositores da canção, Albert Hammond e Mike Hazlewood, foram incluídos nos créditos da composição do Radiohead. 
 
Creep foi o primeiro single lançado pelo grupo britânico. Apesar de ser uma das músicas mais celebradas do Radiohead, as rádios do Reino Unido se recusavam a tocá-la na época de seu lançamento, afirmando se tratar de uma música "muito deprimente". Décadas depois, a música foi escolhida pela VH1 como uma das melhores músicas da década de 1990, além de ter sido considerada a terceira melhor canção indie de todos os tempos na lista All time indie top 50. 

Tanto Lana quanto Radiohead estão com passagens marcadas para o Brasil. A cantora será uma das atrações da edição 2018 do festival Lollapalooza Brasil e sobe ao palco no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, no dia 25 de março. Já a banda britânica desembarca no Brasil para duas apresentações como atração principal do festival Soundhearts, no dia 20 de abril, no Rio de Janeiro, e no dia 22, em São Paulo. 
 
Confira as músicas: 


Acompanhe o Viver no Facebook:





Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL