Música

Primeiro disco da rapper pernambucana Lady Laay aborda saúde mental, preconceito e LGBTfobia

Artista de 24 anos reflete sobre pelejas da periferia nos EPs Faro e Visão, que compõem álbum Audaciosa

Publicado em: 16/01/2018 09:32 | Atualizado em: 16/01/2018 09:42

Elaine Silva incorpora Lady Laay, rapper pernambucana inspirada nas próprias vivências. Fotos: Hamilton Castro/Dotfoto


Lady Laay acredita que se desconstruir não significa desmoronar, mas crescer. Ela leva essa máxima a fundo nos versos do EP Faro, primeira parte do disco de estúdio que decidiu batizar de Audaciosa. A segunda - intitulada Visão - deve chegar em junho, dando forma ao debute da pernambucana de 24 anos que imprime no hip hop e rap as pelejas de ser uma mulher periférica e artista. 

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre 

"Eu costumo dizer que são três pancadas: do machismo da sociedade, dos nossos parceiros na música, que não nos dão espaço, e da indústria, do mercado", reflete Laay, alcunha para Elaine Silva, nascida e criada em Vila Dois Carneiros, Jaboatão, e atual moradora de Tabajara, em Olinda. Apesar de ter dissecado o sexismo com mais vigor nos primeiros singles, pretende expandir os horizontes para não cair em estereótipos no disco, todo produzido em parceria com o DJ Novato. 


Os EPs que compõem o Audaciosa carregam nomes de sentidos não por acaso. "O faro remete ao instinto, principalmente o da mulher periférica, que é obrigada desde cedo a ser forte, desenvolver aquela garra por ter que enfrentar as coisas da vida", descreve, completando que Visão abordará outros problemas sociais vivenciados no ciclo de amigos, tais como saúde mental, relacionamentos abusivos, auto-aceitação e LGBTfobia. 

"A parte da visão fala sobre problemáticas sociais além do sentido comum do achismo, da visão mais aprofundada, fora do clichê. É sobre ser visionária e olhar além da caixa em que a sociedade nos coloca", acredita. "Acho que são assuntos que precisam ser falados, principalmente porque são agravados com as redes sociais". Faro, que está disponível na íntegra no YouTube, é composto pelas faixas Faro (intro), Não desista, A justiça não é cega, Se apoderar de si e Justa causa. 

Com o intuito de não apenas vender, mas distribuir o trabalho de maneira acessível, Lady Laay e DJ Novato pretendem pleitear vagas em editais para viabilizar a produção de Audaciosa. Outro caminho que deve ser trilhado é o financiamento coletivo, por meio de plataformas que operam na internet. "Queremos levar esse material a escolas públicas e lugares do tipo. Queremos ser ouvidos". 

Ouça Faro, primeiro EP de Lady Laay:


Acompanhe o Viver no Facebook: 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL