Diario de Pernambuco
Busca

Literatura

Escritor Sílvio Neves Baptista é eleito para Academia Pernambucana de Letras

Acadêmico é aguerrido pesquisador da trajetória de Eça de Queiroz

Publicado em: 22/01/2018 19:50 | Atualizado em: 22/01/2018 20:32

Sílvio Neves Baptista recebeu 34 dos 37 votos possíveis para ocupar a cadeira 19 da Academia. Crédito: APL/Divulgação (Crédito: APL/Divulgação)
Sílvio Neves Baptista recebeu 34 dos 37 votos possíveis para ocupar a cadeira 19 da Academia. Crédito: APL/Divulgação (Crédito: APL/Divulgação)
Vida e obra do escritor português Eça de Queiroz devem se tornar assuntos mais recorrentes na pauta dos encontros da Academia Pernambucana de Letras (APL). Isso porque o mais novo integrante da instituição, eleito nesta segunda-feira (22), é um aguerrido pesquisador da trajetória do autor de Os Maias e O crime do padre Amaro. Sílvio Neves Baptista recebeu 34 dos 37 votos possíveis para ocupar a cadeira 19 da APL, antes pertencente ao poeta Marcus Accioly, morto em outubro do ano passado aos 75 anos. Também concorreram ao pleito Marcos Antônio Soares de Andrade Filho e Marilourdes Ferraz. 
 
Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre 

“Em todas as eleições pelas quais passamos na Academia, ficamos com dois sentimentos: o primeiro é de tristeza e saudades do colega que faleceu. O segundo, de alegria”, comentou a presidente da APL, Margarida Cantarelli. “Sílvio é um amigo há muitos anos, colega de magistério na Faculdade de Direito, e tenho certeza de que virá somar neste trabalho de aproximação da APL com a juventude, pois o trato com o jovem faz parte da sua atividade, da sua formação”, completou. 

Sílvio Neves Baptista classificou o resultado da votação como “a realização de um sonho antigo” e atribuiu a conquista ao trabalho voltado para a obra de Eça de Queiroz. “Entrar na Academia é muito honroso, principalmente para mim, que sempre escrevi obras de direito. Somente há pouco tempo passei a me dedicar também à literatura”, comentou. O novo imortal aproveitou para ressaltar a ligação de Eça de Queiroz com Pernambuco: “Ele já deu nome até a marca de cigarro aqui no estado. Foi registrado só em nome do pai, com mãe incógnita, e criado por uma ama pernambucana”, disse o autor de Eça de Queiroz: Um caso de abandono materno e de filiação socioafetiva. 

PRÊMIOS 

Junto ao resultado da eleição, a Academia de Letras de Pernambuco também divulgou os vencedores dos prêmios literários da instituição. São eles: Um centro educacional Brasileirinho de Silva, de Kelma Fabíola Beltrão de Souza (ensaio), Quase poesia, quase faina, quase, de Edson Mendes de Araújo Lima (poesia), A menina que vendia rosas encarnadas, de Manoel Constantino Filho (infanto-juvenil), Olinda: Entre poderes, elites, de Breno Almeida Vaz Lisboa (categoria municípios pernambucanos), Meu velho guerrilheiro, de Álvaro Antônio Maria Moreira Filho (ficção), Almas à venda: comércio negreiro na Praça no Recife (1660-1760), de George Félix Cabral de Souza (história de Pernambuco). 

Acompanhe o Viver no Facebook:



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL