Diario de Pernambuco
Busca

Política

Artistas criticam e comemoram condenação de Lula no TRF4

Lucio Mauro Filho, Felipe Neto, Alexandre Frota, Letícia Letrux e China foram alguns dos famosos que manifestaram opiniões

Publicado em: 24/01/2018 20:09 | Atualizado em: 24/01/2018 20:22

Condenação de Lula é motivo de polarização na classe artística. Foto: YouTube, Twitter, GShow e Instagram/Reprodução

Artistas e celebridades se manifestaram sobre a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, decidida nesta quarta-feira (24). Entre os famosos, nomes como Felipe Neto, Alexandre Frota, PC Siqueira e Roger Rocha Moreira comemoraram a decisão. De lado oposto, a prisão do político foi criticada por artistas como o ator Lucio Mauro Filho, a atriz Maeve Jinkings, cantora Letícia Letrux, o pernambucano China e a escritora Cynara Menezes.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre 

Os youtubers PC Siqueira e Felipe Neto foram firmes no posicionamento a favor da prisão do ex-presidente. "A parte boa com a prisão do Lula é que tudo vai ficar bom no Brasil finalmente", escreveu Siqueira. Neto fez uma piada em torno da "inocência" do político: "Qual a diferença entre um defensor do Lula e um cara que acredita em terra plana? Para ambos a verdade é uma conspiração". 

O ator Lucio Mauro Filho, conhecido por ter interpretado Tuco em A grande família, questionou a parcialidade da decisão. "Como educar um povo, quando a elite de um país é totalmente deseducada? Como acreditar na justiça, se ela é seletiva? Que segurança as instituições brasileiras oferecem, se em todas elas, não vemos coerência alguma?". 

A cantora Letrux, que esteve em Pernambuco na última semana, publicou uma imagem com a conversa entre o político Romero Jucá (PMBD) e o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, que sugeria "mudança" no governo federal para "estancar a sangria" representada pela Operação Lava Jato. Já o cantor pernambucano China escreveu: "Agora a merda vai virar boné mesmo!".

No julgamento, realizado nesta quarta, Lula foi acusado por lavagem de dinheiro e corrupção passiva. O líder petista também teve sua pena aumentada para 12 anos. Ainda cabe embargos de declaração e um recurso especial para o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Carlos Eduardo Thompson Flores. Após a decisão, a defesa do político tem 48 horas para argumentar contestações à sentença - por contradição, obscuridade ou contradição. 

Confira as publicações que comemoram a condenação:











Confira as publicações que criticam a condenação:

Como educar um povo, quando a elite de um país é totalmente deseducada? Como acreditar na justiça, se ela é seletiva? Que segurança as instituições brasileiras oferecem, se em todas elas, não vemos coerência alguma? Estamos à deriva da civilidade. Nossa democracia é uma farsa. Quando aperta, todo mundo é igual e sempre no pior aspecto. Essa geração de políticos deu 10 passos pra frente pra depois dar 15 pra trás! Fernando Henrique comprou o congresso, inventando a reeleição. Fez aliança com os piores e foi responsável por fazer nascer o nefasto centrão, corrente onde a ideologia é a da negociação dos cargos comissionados. FH fez escola! Lula veio e aperfeiçoou tudo, de ruim para pior! Mas foi tão pior, que tantas coisas boas que fez pelo povo, foram apagadas da memória de parte do eleitorado, graças ao sequestro do estado ocorrido na gestão do PT. Não tem Dilma, não tem Alckmin, Doria, Bolsonaro... São todos velhos! No pior sentido da palavra! Cada um defende sua biografia como pode e agora na hora H em que se apresenta um primeiro desfecho, esses caras de pau aparecem dizendo que o mais democrático seria derrotar Lula nas urnas??? Oi??? Tão querendo bancar os espirituosos? Estão desacreditando todo o trabalho da justiça até agora? Ou será que é uma espécie de Mea Culpa do golpe? Ah não, não teve golpe, eu me esqueci! Vai ver então eu to sendo ingênuo como sempre. Eles podem estar preferindo tentar a sorte contra o Lula nas eleições, a ter o povo em seus calcanhares, exigindo suas cabeças. Pois sim, é o que vai acontecer. Atrás do Lula , a fila está enorme. E agora, ou os brasileiros exigem que a fila ande, ou mais uma vez, continuaremos com o carimbo de trouxas na testa! #eagorabrasil

Uma publicação compartilhada por Lucio Mauro Filho (@luciomaurofilhooficial) em




sabe?

Uma publicação compartilhada por Letrux (@leticialetrux) em




. . %u201CDemocracia brasileira empurrada pro abismo%u201D . "O juiz Sérgio Moro tem demonstrado seu próprio partidarismo em numerosas ocasiões", alerta Weisbrot, lembrando que Moro teve de se desculpar ao STF em 2016 pela divulgação dos áudios de conversas entre Lula e a ex-presidente Dilma Rousseff, seu advogado e sua esposa e filhos, e que Moro "organizou um espetáculo para a imprensa", em que a polícia apareceu na casa de Lula e o levou para depor coercitivamente, mesmo com o ex-presidente declarando que poderia depor voluntariamente. "As evidências contra o Sr. Silva estão longe dos padrões a serem levados a sério, por exemplo, no sistema jurídico dos Estados Unidos", continua o especialista. "O suborno alegadamente recebido pelo Sr. da Silva é um apartamento de propriedade da OEA. Mas não há provas documentais de que o Sr. da Silva ou sua esposa já tenham recebido títulos, alugado ou mesmo que tenham permanecido no apartamento, nem que tenham tentado aceitar este presente", completa. . .

Uma publicação compartilhada por < Maeve Jinkings > (@maevejinkings) em





Acompanhe o Viver no Facebook:

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL