Diario de Pernambuco
Busca

Cinema

2018: Confira algumas das estreias mais aguardadas para este ano

Repetindo a tendência de anos anteriores, quadrinhos e livros são matéria-prima para muitas produções

Publicado em: 16/01/2018 20:20 | Atualizado em: 16/01/2018 15:33

Tomb Raider, Os Incríveis 2, Jurassic World e Alita: Anjo de Combate, são alguns dos próximos blockbusters. Fotos: Warner Bros./Pixar/Paramount/Sony Pictures/Divulgação

Entre as estreias de cinema previstas para 2018, não faltam filmes daqueles que certamente são aguardados com expectativa por muita gente. De Vingadores: Guerra infinita, com a maior reunião de super-heróis já vista na tela grande, a Tomb Raider: A origem, nova adaptação da heroína dos videogames, o ano reserva uma cota expressiva de blockbusters. A forte presença de títulos já conhecidos do público, por outro lado, revela que os próximos meses serão de poucas novidades, ao menos entre as grandes produções.

O filão dos quadrinhos segue forte, inclusive com expansão do lado da Marvel Studios, que em 2018 lança três filmes próprios, superando o padrão de dois títulos anuais estabelecido desde 2013. A principal rival, a DC Comics, terá apenas uma produção em cartaz: Aquaman. Mas há espaço ainda para adaptações de outros estúdios, incluindo Deadpool 2, Venon, X-men: Fênix Negra, Hellboy e outros. E não são apenas criações norte-americanas que chegam às telas: tem o nacional Laços, primeiro filme com atores baseado na Turma da Mônica, e Alita: Anjo de combate, inspirado no mangá de Yukito Kishiro.

É também o momento de continuações de filmes já consagrados, incluindo voltas aparentemente improváveis, como Mary Poppins returns, sequência do longa de 1964, e a ressurreição da desgastada franquia Halloween. Temos ainda novos Jurassic world, o sexto Missão impossível e, ainda, Os Incríveis 2. Veja, a seguir mais detalhes sobre algumas dessas estreias e de outros títulos aguardados.

[Quadrinhos

Alita: Anjo de combate
Adaptações hollywoodianas de HQs japonesas não se mostraram acertadas, incluindo o irregular Ghost in the shell e o sofrível Death Note, ambos de 2017. Fica a expectativa que Robert Rodriguez consiga reverter a tradição e mostre em Alita uma transposição acertada, como fez com Sin City (2005). A julgar pelo primeiro teaser, o filme tem potencial. Estreia em 19 de julho.

Turma da Mônica
Depois de décadas vista exclusivamente sob o traço definido por Mauricio de Sousa, a Turma da Mônica ganhou, nos últimos anos, releituras de outros autores. A competente HQ Laços (2013), de Vitor e Lu Cafaggi, vai ser transposta para o cinema, com atores. O encarregado é Daniel Rezende (Bingo). Ainda sem data de estreia.

O doutrinador

Ano de eleições é também a estreia do primeiro filme de super-herói brasileiro. Ou, melhor dizendo, anti-herói, já que O Doutrinador, personagem criado por Luciano Cunha, não é exatamente o que esperamos dos combatentes do crime tradicionais. Sem piedade, o vigilante mascarado mata políticos e empresários corruptos em um Brasil que não parece muito distante do nosso. A adaptação, dirigida por Gustavo Bonafé e Fabio Mendonça, estreia dia 6 de setembro. 

Marvel Studios
O super-herói que dá a largada nos cinemas em 2018 é Pantera Negra, com lançamento em 15 de fevereiro. O filme solo é o primeiro da Marvel Studios protagonizado por personagem negro. Em 26 de abril é a vez de Vingadores: Guerra infinita e, em 5 de fevereiro, Homem-Formiga e Vespa.

DC Comics
Após lançar dois filmes por ano a partir de 2016, a DC Comics desacelera a criação do seu universo cinematográfico e coloca Aquaman como única estreia do ano, no dia 20 de dezembro. Quem assume a missão é Jason Momoa como protagonista e o bem-sucedido diretor James Wan.

Sequências

Mary Poppins
Das continuações mais inesperadas, a governanta do guarda-chuva voador retorna aos cinemas 54 anos após o lançamento do filme original, baseado no livro de P. L. Travers. Agora interpretada por Emily Blunt, Mary Poppins retorna ao lar da família Banks, no dia 23 de dezembro. O diretor é Rob Marshal (Memórias de uma gueixa).

Jurassic World
Com estreia marcada para 21 de junho, Jurassic World: Reino Ameaçado é o quinto título da franquia iniciada por Steven Spielberg em 1993. O celebrado diretor não está mais à frente da direção, mas supervisiona o trabalho como produtor executivo. O longa-metragem é dirigido por J.A. Bayona (O Impossível), com roteiro de Colin Trevorrow, diretor do filme anterior da série.

Missão Impossível
Sem sinopse divulgada até agora, o sexto filme da franquia chega aos cinemas no dia 26 de julho. O comando fica a cargo de Christopher McQuarrie, o mesmo de Nação secreta (2015), quinto capítulo da série. Tom Cruise retorna ao papel principal do agente Ethan Hunt, assim como Simon Pegg (Benji), Rebecca Ferguson (Ilsa) e Ving Rhames, que integra o elenco desde o primeiro filme (1996).

Dos videogames

Tomb raider
A oscarizada Alicia Vikander é a nova Lara Croft dos cinemas, em cartaz a partir de 18 de março. O reboot cinematográfico vai seguir os moldes do reinício da franquia nos videogames, focados nos primeiros anos da carreira da exploradora. Mais realista, aa versão repaginada da arqueóloga também evita a sexualização da personagem presente nos primeiros jogos e longas-metragens anteriores.

Rampage
No jogo lançado na década de 1980, o jogador assumia o controle de animais antropomórficos de gigantes que destruíam a cidade enquanto tentavam fugir dos ataques de humanos. O fiapo de roteiro do game foi expandido para um filme com Dwayne Johnson no papel do primatologista Davis Okoye, que vê George, um gorila sob seus cuidados, ser alvo de experimentos genéticos. Estreia em 19 de abril.

Dos livros

Millennium

A série de livros criada pelo sueco Stieg Larsson (1954-2004) já rendeu três adaptações feitas no país de origem e uma versão norte-americana. O quarto livro da saga, escrito por David Lagercrantz, servirá de base para a nova incursão cinematográfica, com estreia programada para 25 de outubro. Quem dirige é Fede Alvarez (O homem nas trevas), com Claire Foy no papel de Lisbeth Salander.

Aniquilação
O primeiro livro da trilogia de Jeff Vandermeer foi transformada em filme homônimo dirigido e roteirizado por Alex Garland (Ex Machina). A ficção científica estrelada por Natalie Portman chega aos cinemas dos EUA em fevereiro e deve ser distribuído na maior parte dos países, incluindo o Brasil, pela Netflix. No longa, Portman é uma bióloga que parte em busca do marido desaparecido em uma área de risco ambiental.

Acompanhe o Viver no Facebook:

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL