Diario de Pernambuco
Busca
Cinema Novo Star Wars abre terreno para desfecho da saga dos Skywalker, mas não significa fim da franquia Série TV, spin-offs e trilogia com personagens inéditos estão entre os próximos passos

Por: Breno Pessoa

Publicado em: 13/12/2017 14:15 Atualizado em: 13/12/2017 16:46

Encontro entre Rey (Daisy Ridley) e Luke Skywalker (Mark Hamill), visto brevemente em O Despertar da Força, será finalmente apresentado. Foto: Lucasfilm/Divulgação
Encontro entre Rey (Daisy Ridley) e Luke Skywalker (Mark Hamill), visto brevemente em O Despertar da Força, será finalmente apresentado. Foto: Lucasfilm/Divulgação

Tão distante quanto a galáxia onde se passa Star wars é um eventual fim da franquia. À meia-noite, na virada de hoje para amanhã, chega aos cinemas Os últimos jedi, oitavo episódio da série cinematográfica iniciada em 1977. Apesar de longeva, a saga original deverá ter desfecho em 2020 e, a partir daí, ser continuada com novos personagens, por tempo indeterminado, com pelo menos um filme por ano.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre 

Star wars: Os últimos jedi é dirigido por Rian Johnson (Looper). Ele será também o responsável pela vindoura nova trilogia, que não deverá ter conexões com a família Skywalker e promete romper, de vez, os laços com a trama idealizada por George Lucas, afastado desde a venda da marca para a Disney, em 2012.

O oitavo episódio segue os acontecimentos do longa-metragem anterior, O despertar da Força (2015), e vai explorar o encontro da jovem Rey (Daisy Ridley) com o recluso Luke Skywalker (Mark Hamill), talvez repetindo a dinâmica entre mestre e aprendiz já vista entre Luke e Yoda na série clássica (1977-1983) ou de Anakin e Obi-Wan na trilogia que serve de prelúdio (1999-2005). Além da reunião entre as duas gerações, o filme deve esclarecer as intenções do novo antagonista da série, Kylo Ren (Adam Driver), neto de Darth Vader.

Snoke (Andy Serkis), o misterioso líder supremo da Primeira Ordem, que apareceu por apenas alguns segundos como holograma em O despertar da Força, terá mais tempo de tela e será visto pela primeira vez em detalhes. É também a última participação de Carrie Fisher (1956-2016), provavelmente sinalizando um desfecho prematuro para sua personagem, a general Leia Organa.

A atriz já havia terminado de gravar todas as cenas quando morreu em dezembro do ano passado, mas estava escalada para o próximo capítulo da saga. Ainda não existem detalhes sobre a presença da líder rebelde no futuro longa-metragem. Vale lembrar que Rogue One (2016) chegou a contar com uma versão digital do governador Tarkin, interpretado originalmente por Peter Cushing (1913-1994). A própria Leia também apareceu no spin-off, em uma versão mais jovem da atriz, recriada por computação gráfica.

[O futuro da franquia

Solo: Uma história de Star wars
(24 de maio de 2018)
O mercenário vivido originalmente por Harrison Ford será protagonista de um filme de origem, estrelado por Alden Ehrenreich, além de Joonas Suotamo (Chewbacca) e Donald Glover (Lando Calrissian). O título teve uma produção conturbada, com a demissão da dupla de diretores inicialmente responsável pelo projeto, Christopher Miller e Phil Lord, quando as filmagens já estavam bastante avançadas. Quem assumiu o longa foi Ron Howard (O código Da Vinci) e a história vai abordar acontecimentos anteriores aos eventos de Uma nova esperança (1977).

Star wars IX (ainda sem título - 20 de dezembro de 2019)
O fechamento da mais recente trilogia ficará a cargo de J. J. Abrams, diretor do primeiro capítulo da nova saga. O cineasta assumiu a direção e o roteiro após a demissão de Colin Trevorrow (Jurassic World), alegadamente posto para fora da produção por conta de diferenças criativas. Como tem sido feito desde o reinício da série nos cinemas, os detalhes sobre a trama são mantidos em segredo. Antes previsto para maio de 2019, o filme foi adiado para dezembro justamente por conta da troca. A protagonista, Daisy Ridley (Rey), já declarou que será a última vez a interpretar a personagem.


Novos filmes e série televisiva (sem previsão)
O próximo personagem a ganhar um filme solo será Obi-Wan Kenobi, interpretado originalmente por Alec Guiness e depois por Ewan McGregor. Há a expectativa que McGregor retorne ao papel, mas os detalhes só devem ser anunciados no próximo ano, enquanto as filmagens devem ocorrer a partir de 2019. Recentemente, o CEO da Disney, Bob Iger, revelou o desenvolvimento de uma série televisiva de Star wars, a ser exibida pelo vindouro serviço de streaming da companhia. A franquia já tem uma longa tradição com séries animadas, mas esta será a primeira com atores.

Acompanhe o Viver no Facebook:




MAIS NOTÍCIAS DO CANAL