Diario de Pernambuco
Busca
Televisão Netos adotados de Edir Macedo rebatem acusação de tráfico de crianças contra Igreja Universal Louis Carlos e Vera de Andrade divulgaram vídeo em que afirma que adoção se deu de forma legal

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 11/12/2017 18:05 Atualizado em: 11/12/2017 18:09

Louis e Vera criticam realização de reportagem: ' basearam em fatos que não são verdadeiros'. Foto: YouTube/Reprodução
Louis e Vera criticam realização de reportagem: ' basearam em fatos que não são verdadeiros'. Foto: YouTube/Reprodução

Após a emissora portuguesa TVI anunciar a exibição de ama série de reportagem que acusa a Igreja Universal do Reino de Deus de criar uma rede de adoções ilegais de crianças, os netos adotivos do bispo Edir Macedo se pronunciaram em vídeo. O conteúdo foi divulgado através do canal oficial da Igreja Universal no YouTube. No vídeo, Louis Carlos de Andrade e Vera de Andrade, filhos adotivos de Viviane Freitas, criticam a reportagem: "Não é justo o que estão fazendo com a gente, queremos direito de resposta". Em material de divulgação da série O segredo dos Deuses, que estreia nesta segunda-feira (11), a TVI afirma que a adoção dos irmãos teria origem no esquema de tráfico de crianças, nos anos 1990. 

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

No vídeo, Louis Carlos de Andrade afirma que eles estão emocionalmente abalados com a recente perda de um irmão, falecido em decorrência de problemas cardíacos, e critica a postura da rede televisiva portuguesa: "Estamos emocionalmente abalados e a TVI está dizendo coisas à nosso respeito que não são verdadeiras. Estão dizendo que nós fomos raptados pela cúpula da Igreja Universal, mas nós não fomos raptados", afirma o neto adotivo de Edir Macedo. 

"Nós fomos adotados de forma legal por uma família norte-americana e vivemos até os nossos 20 anos com essa família nos Estados Unidos", continua Louis, afirmando que os irmãos possuem dupla cidadania, norte-americana e portuguesa. "Fomos acolhidos por uma família que nos ama e vivemos muito bem com eles. Queremos dizer à TVI que não é justo, de forma nenhuma, o que eles estão fazendo conosco. E queremos o direito de resposta a vocês", diz o rapaz. 

No vídeo, Vera de Andrade continua a fala do irmão: "Em Portugal existem três entidades de credibilidade: a Santa Casa de Misericórdia, o Tribunal de Família de Lisboa e a Segurança Social. E essas três entidades autorizaram a nossa adoção. Fizeram uma reportagem sem abordar esses três e sem verificar estes processos. E, ainda, basearam a vossa reportagem em fatos que não são verdadeiros". Ela ainda apresenta os passaportes e afirma que a equipe de reportagem deveria checar a legalidade dos irmãos com a embaixada norte-americana. 


"Não é justo o que estão fazendo com a gente. Pelo menos deveriam nos respeitar e, com certeza, o jornalismo da TVI perdeu qualquer credibilidade. Quero dizer, como cidadã portuguesa, que eu vou exigir o meu direito, por me sentir lesada, e, desde já, eu e meu irmão proibimos que a nossa imagem ou nome seja divulgado na TV ou em qualquer outro meio social", afirma Vera. 

Assista ao depoimento dos irmãos:





Vera e Louis com os pais adotivos, Viviane Freitas e o bispo Júlio Freitas. Foto: Vivianefreitas.com/Reprodução
Vera e Louis com os pais adotivos, Viviane Freitas e o bispo Júlio Freitas. Foto: Vivianefreitas.com/Reprodução
 

Denúncia
A emissora de televisão TVI, de Portugal anunciou a exibição da série de reportagens O segredo dos Deuses, com dez matérias, a partir desta segunda-feira. O material, baseado em um processo de pesquisa de sete meses, com dez mil documentos e 40 processos consultados, denuncia uma rede de adoções ilegais que levaria crianças portuguesas para outros países pelos bispos e pastores da Igreja Universal do Reino de Deus, fundada por Edir Macedo há 40 anos.

Segundo a reportagem, o mecanismo para o tráfico era o Lar Universal, mantido pela Igreja Universal de Lisboa, nos anos 1990. Os abrigos receberiam crianças roubadas de famílias em situação financeira difícil que seriam adotadas, irregularmente, por bispos e pastores da igreja. Segundo Alexandra Borges e Judite França, jornalistas responsáveis da série, casos diversos serão noticiados nas reportagens.

Assista ao trailer da reportegem:



Acompanhe o Viver no Facebook: 



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL