Diario de Pernambuco
Busca
Música Lorde cancela show em Israel por questões políticas Artista disse que tomou decisão após muitas conversas

Publicado em: 26/12/2017 16:55 Atualizado em:

Jovem de 21 anos estava enfrentando fortes críticas do movimento BDS. Foto: Valerie Macon
Jovem de 21 anos estava enfrentando fortes críticas do movimento BDS. Foto: Valerie Macon


A cantora Lorde decidiu cancelar uma apresentação planejada para 5 de junho de 2018 em Tel Aviv, Israel, devido a questões político-sociais. A jovem de 21 anos estava enfrentando fortes críticas do movimento BDS (sigla em inglês para boicote, desinvestimento e sanções), que acusava Lorde de legitimar o regime israelense de dominação palestina ao se apresentar no país. O show estava previsto para abrigar um público que 15 mil pessoas.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

A cantora já estava reconsiderando a apresentação. E, na manhã desta terça-feira (26/12), Lorde anunciou oficialmente o cancelamento. "Eu tive muita discussão com pessoas de diferentes pontos de vista e eu acho que a decisão certa é cancelar o show. Eu tenho muito orgulho de ser uma jovem cidadã que se informa e eu tenho certeza que fiz muita leitura e pesquisa sobre isso", escreveu a cantora. Ela ainda completou: "Eu sinto muito por ter de reverter minha decisão de me apresentar para vocês. Eu espero que um dia podemos todos dançar juntos".

Respostas
Em resposta, Eran Arielli, um dos promotores israelenses, do show afirmou: "Nós perdoaremos você". Já o ministro da Cultura israelense teve um posicionamento mais forte em entrevista ao portal Variety: "Lorde, eu espero que você seja uma 'heroína pura', como no título do seu primeiro álbum, uma heroína de pura cultura, livre de qualquer forma de ridículas considerações políticas estrangeiras". 

Polêmicas
Enquanto a ação de boicotar os shows em Israel são reforçadas por artistas como Elvis Costello, Thurston Moore, Lauryn Hill e agora Lorde, outros músicos parecem não considerar as tais questões nos países que tocam, como Radiohead, Nick Cave, Lady Gaga, Rihanna e Justin Timberlake, que já estiveram em Israel.

Acompanhe o Viver no Facebook:





MAIS NOTÍCIAS DO CANAL