Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver
Televisão Globo exibe especial sobre os mestres do coco pernambucano Do litoral ao sertão, história da brincadeira é contada no documentário A Matinada

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 16/12/2017 09:30 Atualizado em:

Filme reune cinco mestres da arte do improviso. Foto: A Matinada/Divulgação
Filme reune cinco mestres da arte do improviso. Foto: A Matinada/Divulgação

Brinquedo da cultura popular presente do litoral ao sertão pernambucano, o coco é protagonista do documentário e show A matinada, que será exibido neste sábado (16), na Globo Nordeste, logo após o Jornal hoje. Reunindo cinco representantes da expressão artística - Galo Preto, Zé de Teté, Bio Caboclo, Cícero Gomes e Adiel Luna –, a produção conduz uma viagem pelos elementos da manifestação em suas diversas vertentes. 

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre 

De estilos e regiões diferentes, os mestres da arte do improviso dão conta de apresentar uma imersão geográfica através da música e dança ritmada. Litoral, Zona da Mata, Agreste e Sertão são representados em diferentes estilos: a mazurca, o trupé, a embolada de pandeiro e de viola, o coco de engenho, o coco de sala e o coco de obrigação. Idealizado por Adiel Luna, o mais jovem do grupo de mestres que integra o projeto, o filme tem como objetivo apresentar o brinquedo de origem afroindígena e seus mestres e garantir a posteridade da manifestação popular. 

Reunindo depoimentos dos coquistas e poetas, além de cenas do DVD gravado em 2015, no Teatro de Santa Isabel, no Recife, A matinada propõe um mergulho na diversidade do coco. Em cena, os mestres brincam, improvisam e exploram os toques, as pisadas e os versos. A "brincadeira" se completa com participações do coquista e artesão de instrumentos percussivos Maureliano Ribeiro e dos integrantes do Coco Raízes de Arcoverde Iran Calixto, Pecon Calixto e Damares Calixto.

Assista ao trailer do filme:




Acompanhe o Viver no Facebook:



27/05: Manhã na Clube com Rhaldney Santos
A pandemia em Pernambuco - notícias de 26/05
Depois de campanha, estudante com altas habilidades ganha equipamento para assistir a videoaulas
26/05: Manhã na Clube com Rhaldney Santos
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco