Diario de Pernambuco
Busca
Televisão William Waack sai da Globo após comentário racista 'é coisa de preto' Em nota, emissora destaca que não compactua com atitudes preconceituosas e afirma que foi contrato foi rescindido

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 22/12/2017 09:50 Atualizado em: 22/12/2017 11:05

Ex-apresentador de 65 anos foi duramente criticado nas redes sociais e por colegas de emissora. Foto: Globo/Reprodução
Ex-apresentador de 65 anos foi duramente criticado nas redes sociais e por colegas de emissora. Foto: Globo/Reprodução

Afastado desde novembro do comando do Jornal da Globo, William Waack foi oficialmente desligado da emissora carioca após protagonizar um caso de racismo. Em comunicado oficial, a empresa pede desculpas e afirma que não compactua com atitudes preconceituosas, embora cite que Waack não teve o objetivo de ser racista. 

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre 

O anúncio do afastamento de William foi anunciado pela Globo em comunicado envidado à imprensa e lido por Renata Lo Prete na madrugada do dia 8 de novembro, ao vivo, no Jornal da Globo, cuja bancada ela assumiu. "A Globo está afastando o apresentador William Waack de suas funções em decorrência do vídeo que passou hoje a circular na internet, até que a situação esteja esclarecida" disse,
na ocasião. 

Gravado no ano passado, durante as eleições presidenciais dos Estados Unidos, o vídeo que provocou a polêmica mostra William, momentos antes de entrar ao vivo, reclamando de uma pessoa que buzina na rua e atrapalha a gravação. Tá buzinando por quê, seu m**** do c******?". Depois disso, afirma que o autor da ação "É preto, coisa de preto". O material foi divulgado por um funcionário da Globo, assumiu a responsabilidade pelo ato, afirmando que ficou indignado com as declarações. 

Leia o comunicado, enviado ao Viver pela Globo:

"Em relação ao vídeo que circulou na internet a partir do dia 8 de novembro de 2017, William Waack reitera que nem ali nem em nenhum outro momento de sua vida teve o objetivo de protagonizar ofensas raciais. Repudia de forma absoluta o racismo, nunca compactuou com esse sentimento abjeto e sempre lutou por uma sociedade inclusiva e que respeite as diferenças. Pede desculpas a quem se sentiu ofendido, pois todos merecem o seu respeito. A TV GLOBO e o jornalita decidiram que o melhor caminho a seguir é o encerramento consensual do contrato de prestação de serviços que mantinham. A TV GLOBO reafirma seu repúdio ao racismo em todas as suas formas e manifestações. E reitera a excelência profissional de Waack e a imensa contribuição dele ao jornalismo da TV GLOBO e ao brasileiro. E a ele agradece os anos de colaboração"

Acompanhe o Viver no Facebook: 



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL