Dança Alunos do Recife misturam frevo e funk em espetáculo e encantam plateia Coreografia mostra o contato entre as duas manifestações culturais

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 15/12/2017 15:00 Atualizado em: 15/12/2017 14:53

Grupo se apresentou no Teatro Luiz Mendonça, em Boa Viagem. Foto: Instagram/Reprodução
Grupo se apresentou no Teatro Luiz Mendonça, em Boa Viagem. Foto: Instagram/Reprodução

O espetáculo de fim de ano da Escola de Frevo Maestro Fernando Borges, localizada no bairro da Encruzilhada, surpreendeu os espectadores ao apresentar a união entre o frevo e o funk na noite desta quinta-feira (14), no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu. Abordando como temática o "menino de mola", professores e alunos da instituição municipal ficaram responsáveis de criar uma coreografia própria. Sob o comando do professor Junior Viégas, uma turma de alunos decidiu explorar a correlação entre os dois ritmos, ambas manifestações populares surgidas nas periferias em épocas distintas. 

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre 

Na coreografia, os dançarinos ilustram a influência do frevo no "passinho" carioca, dança que acompanha muitos dos funks do Rio de Janeiro. Apesar de ser assinado pelo professor, o processo criativo foi elaborado de forma coletiva com os estudantes, buscando outras fontes para retratar a universalidade da dança. Em vídeo divulgado nas redes sociais, os passistas aprecem caracterizados e dançam ao som de um funk que diz "vem na dancinha do frevo com o funk". 

Esta não é a primeira vez que um trabalho aborda a proximidade entre os ritmos. O espetáculo Favela digital, do grupo Passinho Brazil já tratou dessas insuspeitas semelhanças em turnê nacional, que teve curta temporada na Caixa Cultural do Recife em abril deste ano. Na peça, criada para mostrar o quanto os bailes funk cariocas foram importantes para criar outras subculturas, o passinho, enquanto dança, ganhou pitadas de frevo, capoeira, futebol e do samba.

Confira o vídeo dos alunos da Escola de Frevo Maestro Fernando Borges:

O espetáculo de fim de ano da Escola de Frevo Maestro Fernando Borges trouxe uma inovação que pode surpreender muita gente. A coreografia "Vem na dancinha do frevo com funk, só no passinho", de Júnior Viegas, faz uma ponte entre o frevo e o funk. A apresentação aconteceu na noite de ontem no Teatro Luiz Mendonça, em Boa Viagem. O tema do espetáculo era inicialmente "menino de mola" e cada professor da instituição municipal criou uma coreografia com base nesse tema. Os movimentos mostram a relação entre os dois ritmos, criados por pobres e negros em épocas diferentes, e ilustram a influência do frevo no "passinho", dança carioca que acompanha muitos dos funks do Rio de Janeiro. Crédito: Instagram/Reprodução.  #frevo #danca #passinho #escoladefrevo #funk #teatroluizmendonca #diarioviver #diariodepernambuco

A post shared by Viver (@viverdiario) on


Acompanhe o Viver no Facebook:



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL