Diario de Pernambuco
Busca
Dinossauros CCXP: Trailer do novo Jurassic World é exibido pela primeira vez. Confira a descrição Sequência é dirigida por J.A. Bayona (O Impossível) e escrita por Colin Trevorrow, diretor do filme anterior da série

Por: Breno Pessoa

Publicado em: 07/12/2017 22:09 Atualizado em: 07/12/2017 23:21

Franquia cinematográfica é inspirada em dois livros escritos por Michael Crichton (1942-2008). Foto: Universal/Divulgação
Franquia cinematográfica é inspirada em dois livros escritos por Michael Crichton (1942-2008). Foto: Universal/Divulgação

São Paulo - Dinossauros continuam exercendo fascínio, a julgar pela recepção calorosa que o trailer de Jurassic World: Reino ameaçado teve em sua primeira exibição pública no mundo, na Comic Con Experience (CCXP). O filme, quinto da franquia criada por Steven Spielberg em 1993, tem estreia marcada para junho de 2018, e foi tema de painel com a presença do diretor J.A. Bayona (O Impossível) do roteirista por Colin Trevorrow.


Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre 

O painel teve início de forma inusitada, com uma orquestra que tocou ao vivo o tema da vinheta da Universal, estúdio responsável pelo filme. Em outro momento, os músicos executaram também o famoso tema de Jurassic Park, criado por John Williams. Antes da dupla de realizadores subir ao palco, foi exibido um vídeo apresentado por Spielberg, feito exclusivamente para o evento. O cineasta falou sobre a paixão pelos dinossauros desde a infância e também a respeito dos avanços técnicos trazidos pelo longa-metragem de 1993, até hoje um marco no uso de efeitos especiais combinados com o uso de animatrônicos.  


Na sequência, foi exibido um vídeo de bastidores da continuação de Jurassic World e também uma saudação feita pelo protagonista, Chris Pratt, para o público brasileiro. Já no palco, Bayona afirmou que espera resgatar a atmosfera do filme original dos anos 1990 e causar impacto similar. Ao menos no campo visual, o trailer e vídeos de bastidores apontam para um maior uso de modelos animatrônicos de dinossauros, um dos grandes trunfos para dar verossimilhança aos bichos pré-históricos. 

 

Diretor do filme anterior e agora na função de roteirista, Trevorrow também enfatizou que Reino ameaçado trará discussões morais sobre a relação entre o homem e os seres. Enquanto o primeiro Jurassic Park e livro de Michael Crichton, que inspirou a obra cinematográfica, exploram as questões éticas envolvidas no processo de trazer novamente à vida os dinossauros, o novo título inverte o dilema original. Com um vulcão ameaçando destruir a vida na ilha onde funcionava o parque Jurassic World, a dúvida é sobre interferir ou não para salvar as criaturas. 


Exibido ao fim do painel, o trailer atesta o discurso da dupla. Mais orgânico, o visual ganha contornos realistas com o incremento de criatudas animatrônicas. Bayona também parece interessado em causar impacto com incremento do número e variedade de animais em tela.   

   

A prévia mostra Owen (Chris Pratt) e Claire (Dallas Howard) conversando sobre a proposta de retornar às antigas instalações do parque para resgatar os dinossauros, cujas vidas estão ameaçadas com a iminência da erupção de um vulcão. A questão da responsabilidade humana em relação aos dinossauros, aparentemente, será um tema central na trama. O tópico, ao que as cenas indicam, será abordado nos tribunais. Iam Malcom (Jeff Goldblum), o matemático que aparece no primeiro filme, é mostrado em audiência, falando sobre as questões morais envolvidas na decisão de salvar ou não os dinossauros. A fala do ator faz referência à frase que virou um dos aforismos do antigo filme: "A natureza encontra um caminho". 


Um punhado de sequências de ação mostram Owen, Claire e outros personagens na tarefa de resgate e também fugindo dos dinossauros, uma das marcas registradas da franquia. Outro clichê visto no trailer é o uso do Tiranossauro Rex como salvador dos humanos em situações de perigo. 

O trailer deve ser liberado na internet ainda na sexta-feira. 

Acompanhe o Viver no Facebook:


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL