Diario de Pernambuco
Busca
Dança Bailarino brasileiro pede demissão do American Ballet Theatre após ser acusado de assédio Marcelo Gomes era a estrela principal de um dos mais conceituados grupos do mundo

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 22/12/2017 15:02 Atualizado em:

Natural do Amazonas, Marcelo inegrava o grupo desde 1997. Foto: Camila Svenson/Divulgação
Natural do Amazonas, Marcelo inegrava o grupo desde 1997. Foto: Camila Svenson/Divulgação

Principal bailarino do American Ballet Theatre, o brasileiro Marcelo Gomes pediu demissão da companhia nova-iorquina após ser iniciada uma investigação de assédio sexual contra ele. A acusação é relacionada um suposto caso de assédio ocorrido há oito anos, antes o bailarino integrar o grupo, e não envolveria nenhum dos integrantes do corpo de balé. No entanto, o American Ballet Theatre decidiu realizar uma investigação ao tomar conhecimento das acusações, no último sábado (16). 

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre 

"O ABT não tolera esse suposto comportamento", afirmou a companhia, em nota. Foi o presidente do ABT, Andrew F. Barth, quem comunicou a saída espontânea do brasileiro em comunicado à imprensa: "No meio da investigação, o Sr. Gomes apresentou sua demissão". A saída de Marcelo ocorre menos de um mês após o New York City Ballet, outra importante companhia de dança estadunidense, divulgar o afastamento do coreógrafo Peter Martins, durante investigação de acusação de assédio sexual contra o líder do grupo. Na época, a companhia anunciou ter contratado um escritório de advocacia para investigar o caso após receber uma carta anônima acusando-o. 

Marcelo Gomes integrava o ABT desde 1997, quando tinha 18 anos. Em 2002, ele foi promovido para o cargo de bailarino principal, estrelando espetáculos como Sinatra suite, da coreógrafa Twyla Tharp. Ainda como integrante da ABT, chegou a participar de projetos com grupos como o Kirov e do Royal Ballet, como convidado, chegando a estrear no Balé Bolshoi em 2013. Outras performances apresentadas pelo bailarino foram The car man e O lago dos cisnes, de Matthew Bourne, além de viver o papel de Carabosse, em montagem de A Bela Adormecida. Em 2015, o artista foi premiado pela Dance Magazine em 2015, e assinou a coreografia da campanha televisiva i (Under Armour), protagonizada pela bailarina norte-americana Misty Copeland.

Acompanhe o Viver no Facebook:



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL